Olá desenvolvedores, e hoje o debug do código terá o foco voltado para a tecla F5, ou seja, entrando nos métodos. Veja abaixo, a descrição de cada tecla utilizada na técnica de depuração.
- F5 – A tecla de função F5 possibilita que percorramos o código linha a linha, mas se a próxima compreender um método, ela entrará no código associado. Entrando no método, você deverá utilizar a tecla F6 para percorrer as linhas de código.
- F6 – A tecla de função F6 possibilita que percorramos o código linha a linha, e apenas isso.
- F7 – A tecla de função F7 é usada para sair do método atual, isto é, retornando para o método que fez a chamada para o código que está sendo debugado.
- F8 – A tecla de função F8 seguirá para o próximo ponto de parada, o breakpoint, mas se nenhum for encontrado, o programa seguirá seu fluxo de execução normal.
- A combinação de teclas [CTRL + SHIFT + I] exibirá o valor de uma variável ou expressão.
DEPURAÇÃO COM F5
Dominado o uso destas teclas, você estará pronto para tirar o máximo de proveito do debug. Não só para encontrar erros, mas também o utilizar para acompanhar o fluxo de processamento do código.
Como sempre, coloque um ponto de parada (breakpoint) em todos os métodos que deseja inspecionar, e execute o debug.
No ponto de parada utilize a tecla F5 para entrar no método. Se for direcionado para uma classe do Java, utilize F7 para sair e voltar para o método, e volte utilizar a tecla F5. Se constatar que está entrando na classe do núcleo do Java mais que o esperado utilize a tecla F8 e depois F7 para sair. Mas o faça sempre consciente da função de cada tecla.
Assim que entrar no método, utilize a tecla F6 para percorrê-lo. É interessante também posicionar o ponteiro do mouse sobre as variáveis, para poder visualizar o que há dentro delas, como seus valores, por exemplo.
Utilize a tecla F7 para voltar e a tecla F5 para acessar outro método contido na expressão. Observe que os métodos contidos na expressão são apresentados de dentro pra fora. Isto é, da parte mais interna da expressão para a externa.
Deste modo o primeiro método acessado, foi o método do Diretor que recebe os parâmetros login e senha. E se você prosseguir com a tecla F5, o próximo método será o método autenticar();. Perceba que o método autenticar retorna um outro método o qual você poderá inspecionar utilizando novamente a tecla F5. E assim, você pode seguir analisando métodos dentro de métodos.
EM POUCAS PALAVRAS
Não há mistério na depuração do código, mas é preciso praticar para dominar a técnica, saber quando será necessário entrar no método ou quando apenas inspecionar os detalhes dos métodos.
Com o tempo e a experiência você distinguirá com facilidade seus métodos dos métodos do próprio Java. Aqueles que pertencem ao núcleo do Java e o qual não podemos alterar, como o método get, por exemplo.
E com este tutorial finalizamos, uma rápida, porém extremamente útil série de tutoriais sobre o debug. Espero que tenham gostado, e que agora estejam aptos para tirarem o máximo do debug.