Olá desenvolvedores, ainda no contexto de banco de dados iremos falar hoje sobre DDL – Linguagem de Definição de Dados e DML – Linguagem de Manipulação de Dados. 

A DDL é uma linguagem de computador usada para a definição de estrutura de dados. Entre outras funções ela é a responsável por criar a estrutura de banco, tabelas, index. E ainda, cabe a ela as regras de restrições na base de dados.

Em outras palavras, podemos dizer ainda que DDL é um conjunto de comandos dentro do SQL usada para a definição das estruturas de dados. Fornecendo dessa forma as instruções que permitem a criação, modificação e remoção das tabelas, assim como criação de índices, conforme já mencionado.

como exemplo, suponha que você deseja criar um cadastro (tabela) de pessoas e na sequência uma tabela de telefones, onde cada telefone estará associado a um registro da tabela pessoa. A partir dessa definição de estrutura você poderá impor uma restrição, como não excluir um registro que possua um telefone associado.

COMANDOS DDL

Veja abaixo alguns dos comandos pertencentes ao escopo da linguagem de definição de dados.

CREATE permite a criação de uma nova base de dados, tabela, índice, ou consulta armazenada. Entre os principais comandos inclusos estão CREATE DATABASE (CRIAR BANCO DE DADOS), CREATE TABLE (CRIAR TABELA) E OUTROS.

O primeiro bloco de comandos exemplifica a estrutura de comandos que cria uma base de dados, ao passo que o segundo bloco de comandos é o exemplo da criação de uma tabela.

DROP permite remover (destruir) uma base de dados existente, tabela, índice ou view. ENTRE OS PRINCIPAIS COMANDOS INCLUSOS ESTÃO DROP DATABASE (ELIMINA UM BANCO DE DADOS INTEIRO), DROP TABLE (EXCLUIR TABELA) E OUTROS

ALTER permite alterar um objeto de um banco de dados. Entre os principais comandos estão ALTER TABLE ADD (ADICIONAR UMA COLUNA NA TABELA), ALTER TABLE DROP (EXCLUIR UMA COLUNA NA TABELA).

DML – LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DE DADOS

DML: LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DE DADOS: é o grupo de comandos dentro da linguagem SQL utilizado para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Os principais comandos DML são SELECT, INSERT, UPDATE E DELETE.

A linguagem DML é a responsável pela manipulação de dados em um banco de dados. Ou como também podemos dizer é o que, chamamos de CRUD – Create, Read, Update e Delete, em outras palavras Insert, Select, Upadate e Delete dados em um sistema de banco de dados.

Tudo começa com o insert, é por meio dele que inserimos dados na base de dados. Em DDL criamos o banco e a tabela, agora é hora de manipular os dados dentro do banco e tabela respectivamente. Mas eis que você observou que precisa alterar algo na informação inserida, para isso tem o update, que possibilita a alteração/atualização de algum dado na base de dados.

COMANDOS DML

SELECT permite a consulta e retorno de um conjunto de registros de uma ou mais tabelas. O comando SELECT contém diversas cláusulas opcionais que servem para filtrar e tratar adequadamente a informação retornada. SELECT é normalmente a primeira palavra em uma instrução SQL. A maior parte das instruções SQL são instruções SELECT. A sintaxe mínima da instrução SELECT é: SELECT CAMPOS FROM TABELA.

INSERT permite a inclusão de um ou mais registros em uma tabela. INSERT INTO NOME_TABELA (ATRIBUTOS) VALUES (VALORES_DOS_ATRIBUTOS);

UPDATE é uma atualização dos dados de um ou mais registros de uma tabela. O comando UPDATE contém diversas cláusulas opcionais que permitem tratar adequadamente o tipo de atualização que deverá ser realizada.

DELETE remove um ou mais registros de uma tabela. O comando DELETE pode conter as condições de deleção das informações.

EM POUCAS PALAVRAS

Como é tudo em programação, com a prática todos estes comandos e conceitos serão naturais para você. Então hoje vimos alguns conceitos e exemplos dos principais comandos das linguagens DDL e DML. Ao longo do curso de Formação Java Web, colocando a mão na massa adquiriremos familiaridade com eles. Espero que tenha gostado, nos vemos no próximo tutorial.