Olá desenvolvedores, prontos para criarem seu primeiro array? No tutorial passado definimos que arrays são estruturas comumente utilizadas para armazenar dados do mesmo tipo. Dados estes que podem ser um objeto ou um tipo primitivo. Vimos também que podemos aplicá-lo em desenvolvimento de jogos, em sistemas laboratoriais e mesmo no front-end. Agora é chegada a hora de aplicar este conhecimento.
Sempre com o objetivo de mantermos a estrutura do sistema que estamos desenvolvendo organizada crie uma nova classe. Esta nova classe deverá ser criada dentro do pacote que guarda a classe executável. A ela daremos o nome de “ArrayVetor”. Então clique com o botão direito sobre o pacote, e escolha a opção new => Class. Obviamente dentro desta classe, criaremos o método executável main.
IMPLEMENTANDO O ARRAY
Como mencionado no tutorial anterior, o arrays poden ser de todo tipo de dados e objetos. Desse modo criaremos um array do tipo double que receberá quatro notas de um aluno. Um array pode ser identificado pelo uso de colchetes em sua declaração e estrutura, e podem ser declarados de duas formas.
double[] notas;
double notas[];
Porém, ao trabalharmos com array sempre deveremos especificar a quantidade de elementos que um array deverá conter, e no caso do Java, sempre deveremos instanciar um array.
Double[] notas = new Double[4];
Assim declaramos um vetor do tipo double com quatro posições. E se debugarmos o código poderemos ver como ele foi estruturado. Como não adicionamos elementos ao vetor as posições estão vazias. Mas observe que as quatro posições foram criadas, onde a primeira é a posição [0].
Então agora adicionaremos valores ao array e para isso iremos trabalhar com as posições. Assim, na posição[0] iremos inserir a nota de valor 9.5 e na posição[3] o valor 7.5. Como faríamos isso?
notas[0] = 9.8;
notas[3] = 7.5;
Vamos debugar o código e inspecionar o elemento, para podermos analisar como o array está agora.
Observe que nas posições [0] e [3] que correspondem a primeira e quarta posição respectivamente, os valores foram adicionados. Agora proceda da mesma forma para as outras duas posições.
ESTOURO DE ARRRAY
Agora que atribuímos quatro elementos para o array, e se, sem mexer quantidade de elementos atribuídos alterássemos o tamanho do array? Vamos instanciá-lo com o sendo um vetor de três elementos.
Neste caso estamos tentando alocar quatro elementos em uma array de três posições, assim estamos provocando um erro de estouro de array e lançando uma exceção do tipo ArrayIndexOutOfBoundsException.
Lendo o erro de baixo para cima tal como aprendemos, temos que o erro aconteceu na classe ArrayVetor, no método principal na linha 12. Se clicarmos sobre ponto destacado em azul que indica a linha do erro seremos direcionados para a posição que estamos tentando acessar, mas que não existe no vetor declarado. Visto que em um array, será sempre a posição menos 1.
E se eu colocar uma posição a mais? Neste caso não haverá problemas, uma vez que estará sobrando uma posição.
EM POUCAS PALAVRAS
Recordando o que fizemos, a declaração do array consiste em declarar seu tipo, definir um nome para o identificador, instanciá-lo informando o tamanho do array e por fim, atribuir valores a ele em suas posições.
Então hoje de uma forma bem simples começamos de fato a trabalhar com arrays, mas se restar alguma dúvida no que fizemos aqui hoje, você encontrará ainda mais dificuldades adiante. Então pratique, teste, tenha suas próprias experiências e nos vemos no próximo tutorial.