Olá desenvolvedores, estamos trabalhando com a implementação do checkbox e no tutorial de hoje iremos mostrar na tela a informação vinda do banco de dados, Isto é, na atualização de um dado usuário iremos mostrar se ele está ativo ou não.
Quando clicamos em editar a aplicação segue o fluxo para o método doGet da servlet Usuario.java (salvarUsuario) com a ação de editar, passando o id do usuário que será colocado em edição. Na servlet o usuário é consultado no banco de dados e colocado no atributo request.setAttribute.
O método setAttribute () é usado para definir um atributo para uma solicitação de servlet em uma aplicação web. Esta solicitação é o objeto implícito em JSP e pode ser usado diretamente para definir um atributo usando o método setAttribute, Note ainda que o método possui dois parâmetros, o nome da string e o objeto.
Voltando ao fluxo da nossa aplicação, após o objeto ser colocado em edição, é redirecionado para a tela. Então, neste contexto, no input que implementa o campo do checkbox abriremos uma tag JSP e procederemos com a implementação da validação.
VALIDANDO O CHECKBOX
Iremos recuperar o usuário e verificar se ele existe ou não, e se existe um usuário vindo do request, ele será colocado dentro de um objeto.
Desse modo se o usuário existir e estiver ativo, a caixa de seleção deverá ser exibida em seu estado de “verificado”. Deveremos colocar um espaço antes e depois do checked para evitar algum conflito na tag HTML.
Até o momento nos apenas implementamos o checkbox no banco de dados para gravá-lo e atualiza-lo, mas ainda não o listamos. Assim sendo, nos métodos listar() e consultar() da classe de conexão DaoUsuario.java escreveremos essa linha de código.
beanCursoJsp.setAtivo(resultSet.getBoolean(“ativo”));
CACHE DO NAVEGADOR
Uma dica de extrema importância é ter cuidado com a memória cache. A memória cache é um armazenamento temporário, e o objetivo é deixar o navegador mais rápido. No entanto, ela faz isso salvando arquivos estáticos na memória local do seu computador.
Porém, estes dados na memória podem influenciar na resposta da sua aplicação. Ou melhor podem trazer uma resposta armazenada anteriormente que não reflete o estado atual da sua aplicação, podendo fazê-lo acreditar que há um erro de desenvolvimento, quando na verdade é apenas “lixo”. Então sempre limpe o cache da sua aplicação.
EM POUCAS PALAVRAS
E com este tutorial finalizamos a implementação do checkbox, um recurso que como mencionado no tutorial anterior, abre muitas outras possibilidades de implementação. Eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.