Olá desenvolvedores, no tutorial de hoje nos concentraremos no banco de dados onde criaremos para o cadastro de produtos da nossa aplicação, uma lista de categorias. E para isso retomaremos os conhecimentos que adquirimos no tutorial “COMBO BOX: FRONT E BACK-END”.

Criaremos então este elemento de interface gráfica que é uma caixa que apresenta uma lista de opções para que o usuário escolha uma entre elas. Aqui implementaremos uma lista que descreverá o tipo de produto cadastrado, se é bebida, laticínio, grãos entre muitos outros.

Mas diferente da implementação que fizemos no cadastro de usuário, iremos cadastrar o valor no banco de dados e carrega-lo na caixa de seleção, tornando esta interação dinâmica. Assim, criaremos no banco de dados a tabela de categoria com alguns registros, e então a classe que representará os dados da tabela, para posteriormente utilizar a classe de conexão DAO para carregar os dados, e por fim fazer o cadastro funcionar colocando os valores em tela.

CRIANDO O BANCO DE DADOS

Com o seu banco de dados aberto, selecione a tabela usuários da base de dados correspondente a sua aplicação, e o primeiro passo será a criação de uma sequência.

CRIANDO A SEQUÊNCIA

A sequência representa a chave primária da nossa tabela. A chave primária atribui uma identificação única a um dado registro, assim, no momento da consulta por exemplo, é possível distinguir os registros entre si.

Esta sequência será implementada de um em um, terá início no valor um e o valor máximo a qual ela pode chegar é o valor que já é definido por padrão.

 CRIANDO A TABELA

O passo seguinte é criar a tabela em si, que não poderá ser nula, implementará a sequência que acabamos de criar, a categoriasequence e o identificador de objeto regclass. O id da nossa tabela será do tipo bigInt que é um tipo inteiro de oito bytes e finalmente o nome da categoria, que será a descrição, isto é, o tipo da categoria do produto.

INSER DE CATEGORIAS

O próximo passo compreender a inserção de alguns registros nesta tabela de categorias que acabamos de criar.

E agora dando um select * from categoria na tabela que criamos, teremos listados os cinco registros que adicionamos.

EM POUCAS PALAVRAS

No tutorial de hoje criamos toda a estrutura de banco de dados para suportar os registros da categoria de produtos. Os próximos tutoriais trabalharemos com a classe DAO – Data Access Object, e faremos toda a implementação necessária como citado no início deste tutorial. Eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.