Olá desenvolvedores, neste tutorial você aprenderá como ter vários bancos de dados, distintos arquivos WAR de implantação para diferentes clientes.
Veja o exemplo, você tem o cliente 1 e para o qual implementou um sistema de supermercados. Para o cliente 2, você desenvolveu um sistema de farmácia e para o cliente 3, um sistema para uma loja. Para cada sistema o seu próprio ROOT e o seu próprio banco de dados. Mas também poderia ser um sistema de padaria, uma loja virtual.
Assim o primeiro projeto pode ter sido desenvolvido em JSF – JavaServer Faces. O segundo em JSF e PrimeFaces e o terceiro projeto pode ter sido desenvolvido em Spring Boot com Thymeleaf. A hospedagem comportará todos eles, e não precisa criar uma segunda conta. Você poderá ter todos esses sistemas hospedados na sua conta.
E ainda, agora que está iniciando na carreira de desenvolvedor, você pode criar um portfólio, que nada mais é que um site simples com links apontando para os seus sistemas. E estes sistemas podem ser os sistemas que está desenvolvendo aqui no curso de Formação Java Web. Desde que você saiba realmente como implementá-los.
HOSPEDANDO VÁRIOS BANCO DE DADOS
Observe que já temos um banco de dados hospedado, iremos agora, a partir da seção “Criar Nova Base de Dados” hospedar um segundo banco de dados. Esta nova base de dados chamaremos de projetojspservletalex.
ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS
E da mesma forma como procedemos com o primeiro banco de dados, para este segundo teremos que criar toda uma estrutura. Esta estrutura é criada no gerenciador de banco de dados “phpPgAdmin” que podemos acessar na seção “Bases de Dados”.
Para ter certeza de que selecionou o banco de dados correto basta verificar na parte superior.
Agora, selecione o banco de dados com qual deseja trabalhar clicando sobre ele >> SQL >> Escolher Arquivo >> Executar.
PREPARANDO O PROJETO PARA O WAR
E da mesma forma como procedemos anteriormente é preciso prepara os arquivos dos sistemas para gerarmos WAR – Web application ARchive, de implantação. Esta preparação nada mais é do que “setar” as informações corretamente. Informações que compreendem o número correto da porta, o nome do banco de dados, do usuário e a senha (password).
Lembrando que como não criamos um usuário específico, a senha é a mesma que foi enviada pela MochaHost no e-mail de boas-vindas.
GERANDO O WAR
Com as informações de conexão com o banco de dados devidamente inseridas na classe de conexão SingleConnection do projeto da aplicação que iremos colocar no ar, iremos gerar então o arquivo WAR de implantação.
Para gerar o WAR na barra de menu do Eclipse clique em File >> Export. Na barra de pesquisa digite WAR e selecione WAR File. Na próxima tela desative a opção “Optimize for a specific server runtime”, visto que a versão do Apache Tomcat especificada pode ser diferente da que definimos na hospedagem. Desmarque também as duas opções abaixo.
Atente-se, pois, neste caso daremos ao arquivo WAR o nome do banco de dados, essa prática pode nos orientar na hospedagem acerca de qual projeto estamos trabalhando.
O arquivo WAR ROOT é para o sistema principal, o sistema que a partir do qual acessaremos os outros. E para um segundo ROOT precisaríamos de um novo domínio.
Neste caso estamos pensando o nosso projeto na hospedagem como um portifólio. Assim, a partir da home poderemos acessar todos os sistemas, logo, apenas um arquivo ROOT é necessário.
DEPLOY DO WAR
E agora seção de “Permissões” da hospedagem, em “Private JVM”, vamos proceder com o upload e deploy do projeto. Desse modo para acessar o projeto no navegador entre com a URL do projeto principal, seguido de uma barra e o nome do segundo projeto.
EM POUCAS PALAVRAS
Temos então um segundo projeto, com um banco de dados próprio e que podemos acessar a partir do projeto principal. Esta é a ideia, por exemplo, para um portfólio. No caso exemplificado no início deste tutorial seria necessário um domínio para cada projeto e então sim, um ROOT poderia ser gerado para cada projeto. Bom eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.