Olá desenvolvedores, agora sim iremos gravar os dados no banco de dados. Pois como já conversamos, um sistema que não é capaz de persistir os dados, é, dependendo do contexto, inútil para o usuário.

No tutorial “WEB SERVICE NA SERVLETS: RECEBENDO DADOS”, que você poderá ler clicando aqui, trabalhamos com a servlet, recuperando e injetando os dados no objeto, exibindo-os em tela. Assim, agora abra o seu pgAdmin (PostGreSQL) para criarmos as colunas correspondentes aos dados que iremos gravar.

CRIANDO COLUNAS

No banco de dados iremos alterar a tabela “usuário” adicionando os campos cep, rua, bairro, cidade, estado, ibge, todos dados serão do tipo character. Selecione a tabela “usuário” e abra o SQL Editor.

ATUALIZANDO A CONEXÃO

Agora sim, no DAOData Access Object, cuja responsabilidade é possibilitar a conexão com o banco de dados, procederemos atualizando o insert e update inserindo os novos campos. Assim, na classe DaoUsuario.java começaremos pelo método salvar, passando da tela os objetos injetados com os dados e fazendo o insert.

Recapitulando, nós capturamos os parâmetros, passando-os para o objeto, que por sua vez é passado ao método responsável por salvar os registros.

Dando sequência a implementação da montagem do SQL, utilizaremos o PreparedStatement para “setar” os valores do objeto. O PreparedStatement é um recurso usado para executar instruções SQL como o insert que estamos realizando neste exemplo.

TESTANDO A APLICAÇÃO

A implementação do método salvar já é o suficiente para testarmos nossa aplicação. “Start” o servidor, logue no sistema e insira os dados. É importante conferir na aplicação se nenhum erro ocorreu. Estando tudo correto, verifique o banco de dados.

EM POUCAS PALAVRAS

Neste tutorial concluímos o insert dos novos campos na base de dados, agora nossa aplicação já grava todos os dados com sucesso. O próximo passo é a implementação da atualização (update).

Note que embora seja necessário ir manualmente atualizando o sistema para receber os novos campos, com uma estrutura organizada tendo sido criada pensando em futuras atualizações, esta compreende então uma tarefa relativamente simples. Eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.