Olá, qual é a importância do banco de dados e a linguagem SQL no desenvolvimento de uma aplicação? O conhecimento de banco de dados é, em desenvolvimento de sistemas tão importante quanto a lógica de programação. Visto que é no banco de dados que ficarão armazenados todos os dados do sistema. Pode-se dizer que o banco de dados é segunda camada em um sistema.

Assim, podemos definir banco de dados como sendo uma coleção de dados relacionados, representando informações sobre um domínio específico. Ou seja, trata-se de um conjunto de informações que se relacionam e que tratam do mesmo assunto. Como exemplo, podemos citar o catálogo de livros de uma biblioteca, ou os dados de alunos de uma escola.

Sem uma base de dados um sistema não terá muita utilidade, visto que sem uma base de dados não poderemos nem mesmo salvar as informações, quando encerrarmos uma sessão, por exemplo. Em um sistema integrado ao banco de dados podemos salvar os dados, atualizar, excluir e apagar. E ainda, processar estes dados, disponibilizá-los, gerar relatórios, entre muitas outras ações que só são possíveis a partir de um SGBD.

No entanto, se faz necessário um sistema para gerenciar estes dados, ou melhor, que nos permita reuni-los em um único lugar e partir daí realizar algumas ações sobre estes dados. Assim, para este fim tem-se o que na disciplina de banco de dados conhecemos como SGBD – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.

Os SGBDs são softwares que reúnem recursos que nos possibilita a manipulação dos dados, de modo que possamos interagir com eles. Entre os principais SGBDs temos o Oracle, SQL Server, PostgreeSQL – SGBD oficial do curso de Formação Java Web e o MySQL. A manipulação dos dados em um SGBD é feito por meio do SQL.

SQL – STRUCTURE QUERY LANGUAGE

A Structure Query Language, ou linguagem de consulta estrutura, porém, mais comumente conhecida pela sigla SQL é uma linguagem de banco de dados. Em termos técnicos é a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional (base de dados relacional). E, absolutamente todos os bancos de dados relacionais suportam consultas em SQL padrão.

Quando falamos em base de dados relacional, estamos falando de uma base onde existem tabelas que se relacionam, ou seja, que estão ligadas. Por isso é importante que em seu banco de dados estejam agrupadas informações que tratam do mesmo assunto e que, portanto, se relacionam. É com o SQL que poderemos além de inserir, atualizar, remover dados fazer consultas.

É lugar comum a expressão, “os dados, são o novo petróleo”. E são mesmo, os dados são hoje o ativo mais precioso de uma empresa. Dessa forma você deve tomar o cuidado de não projetar banco de dados que geram inconsistência ou redundâncias desnecessárias. A base de dados de qualquer sistema que você for desenvolver deve ser “robusto” e seguro. E a forma de usá-lo é integrando a linguagem SQL com a linguagem de programação que estiver usando, seja Java, PHP, C# ou alguma outra.

Note que na imagem acima intermediando a comunicação temos um servidor, então podemos inferir que neste caso trata-se de uma aplicação web. Significa que a aplicação está instalada no servidor, junto ao banco de dados e os clientes acessam o sistema pela url – Uniform Resource Locato (Localizador Padrão de Recursos), no navegador web.

E em um sistema desktop, teremos a instalação do sistema em cada máquina, porém acessando o banco por meio de um servidor. E em muitos casos, um servidor dedicado.

EM POUCAS PALAVRAS

Não se preocupe, no curso de Formação Java Web, você irá aprender tudo o que precisa para construir aplicações seguras. E se você deseja se destacar na carreira, você não só precisa saber banco de dados, o que na verdade todo programador precisa, mas precisa saber bem. Do contrário, sua aplicação não terá utilidade para a empresa e você, dependendo dos seus objetivos como programador, terá dificuldades em alcançá-lo. Eu fico por aqui, nos vemos no próximo tutorial.