Olá desenvolvedores, a partir de agora, com as quatro operações em Java nossos tutorias começam a ficar cada vez mais técnicos. Com conteúdos mais práticos, mão na massa de verdade. E como sempre fazemos, iniciaremos com o básico para avançarmos de forma gradativa e consistente.
Minha sugestão para vocês alunos do Formação Java Web, assista a aula na plataforma da Hotmar. Leiam os tutorias referentes as aulas e pratique. Lembrando que, às vezes você encontrará o conteúdo de duas, três ou mais aulas em um único tutorial. Então fique atento, estude de verdade, programe e saia na frente da concorrência.
E para você que não é nosso aluno ainda, deixo a mesma sugestão, acesse nosso material gratuito no Youtube. E também aqui, no site do JDev Treinamento, no item de menu “Tutoriais” você encontrará muito conteúdo bacana pra devorar. E claro, te motivar a entrar para o mercado que mais cresce no mundo – o de programadores.
Então, “bora lá”, começaremos exercitando a lógica de programação e nos familiarizando com o ambiente de desenvolvimento, o Eclipse IDE. Vamos então as “operações entre números inteiros”. E a mesma lógica aplicada aqui, vale para as quatro operações em Java.
SOMA SIMPLES
Para o exercício proposto crie quatro variáveis do tipo inteiro, inicialize-as com valores compreendidos entre 0 a 100. Some e imprima na tela o resultado. trabalharemos neste primeiro momento com números inteiros – int, de 32 bits.
Criaremos então quatro variáveis do tipo inteiro e inicializa-las com valores previamente definidos por nós. A operação de adição ser realizada dentro do método [System.out.println();]. Método este que é a saída padrão do objeto System.out do Java e que nos permite exibir Strings no console.
OBSERVAÇÃO: se as variáveis referentes as notas não estiverem entre parênteses o que acontecerá é o agrupamento dos seus respectivos valores. Um ao lado do outro. Mas se fizermos tudo da forma correta o resultado será como mostrado abaixo:
Sobre a instrução System.out.println em Java, como já mencionamos, ela imprime uma String entre aspas duplas. Outra coisa que ela faz, é posicionar o cursor na linha abaixo, e o grande responsável por isso é terminação “ln”.
crie quatro variáveis do tipo inteiro. Inicialize-as com valores compreendidos entre 0 a 100, calcule a média e imprima na tela o resultado.
E para calcular a média, a única coisa que vamos fazer é adicionar o operador de divisão (/) e o número quatro. Lembrando de envolver as variáveis entre parênteses, respeitando a regra de precedência que envolve as quatro operações.
Observe que o valor retornado no console do cálculo da média foi 62. Mas se você pegar a calculadora e dividir 250 por 4, verá que o resultado é na verdade 62.5. Isto ocorre porque declaramos nossa variável como sendo do tipo inteiro. Assim sendo, é o que ela vai retornar, um tipo inteiro.
Se queremos valores exatos, mesmo que signifique imprimir casas decimais então deveremos trabalhar com um tipo que aceita e retorna um ponto flutuante, no caso, float ou double.
TIPO DOUBLE E FLOAT
Os tipos float e double, de 32 e 64 bits respectivamente nos permitem trabalhar com números de ponto flutuante. Isto é, fração decimal, porém o float possui precisão simples e representa números de até 7 dígitos.
O double possui precisão dupla e representa números de até 15 dígitos. Valores do tipo double são também conhecidos como literais de ponto flutuante.
Assim, substituiremos int por double. Criaremos uma variável mediaFinal (atente-se para a técnica de Camel Case) que receberá o valor do cálculo da média final.
OBJETO SYSTEM.OUT EM JAVA
Uma vez que falamos da instrução System.out.println(); que insere uma nova linha posicionando o cursor na linha abaixo. Que tal conhecermos também outras duas variações? A System.out.print();diferente da primeira mantém o cursor na mesma linha. Com esta instrução normalmente são utilizadas sequências de escape, que mostraremos abaixo.
Sequência de escape é uma combinação de caracteres, uma contrabarra seguida de alguma letra. É um conceito utilizado em Java e outras linguagens.
E por último System.out.printf();, esta é uma instrução bastante interessante visto que ela traz como argumento uma String de formato. Ou seja, ela especifica o formato de entrada que deve ser o mesmo tipo de dados apontado na instrução. Entenda, a letra “f” na instrução significa “formatted” que é igual a dados formatados.
Este dado é formatado da seguinte forma, o tipo de dado é especificado começando com um sinal de porcentagem (%). O símbolo de porcentagem precede o caractere que representa o tipo de dado, veja a tabela abaixo.
Veja o exemplo. Note que alteramos os valores das variáveis de forma que elas retornem um valor com mais de uma casa decimal.
A soma das quatros notas resultou no valor 252.62 / 4 = 63.155. Mas como especificamos apenas uma casa decimal após a “vírgula”, o valor retornado para o cálculo da média foi arredondado para 63.2.
EM POUCAS PALAVRAS
Que bacana, nós trabalhamos com operadores em Java, e tipos numéricos de variáveis. Bem como, conhecemos os três tipos de instrução do objeto System.out. Vimos um pouco sobre sequência de escape que enviam caracteres não gráficos para os dispositivos de impressão.
E é isso desenvolvedores, o tutorial de hoje trouxe muitas informações úteis. E com certeza, mesmo para programadores mais experientes, algo do que trouxemos foi novidade para eles também.
Lembrando que as regras que usamos aqui para somar se aplicam as quatro operações básicas da matemática. Inclusive e principalmente as regras de precedência, tal como no mundo real. Espero que tenham gostado e que fique com a gente.