Olá desenvolvedores, hoje trabalharemos com arrays multidimensionais, também conhecidos como matrizes ou ainda, vetores bidimensionais. As matrizes estão inseridas no mesmo contexto dos vetores que são arrays de uma única dimensão. Desse modo elas compreendem estruturas de dados que representam um conjunto de valores do mesmo tipo.
E tal como o é com vetores, matrizes também possuem um tamanho fixo e invariável. O que pode ser contornado com elementos de armazenamento com tamanho e tipos que podem variar. E assim, do mesmo modo o acesso aos seus elementos é feito utilizando colchetes, neste caso, por serem multidimensionais são utilizados dois colchetes[L][C]. Estes dois pares de colchetes representam linhas e colunas respectivamente, que por sua vez são referenciados por dois índices.
Perceba na imagem acima que a estrutura de uma matriz se assemelha a uma tabela do Excel onde os valores são dispostos em linhas e colunas. Veja que o índice 1 possui três valores dentro dele {5.5, 70, 8.7}. Seu uso mais comum é na estrutura de dados em programação de sistemas, objetivando o agrupamento de dados e/ou a organização dos mesmos.
DECLARANDO UMA MATRIZ
Por convenção o primeiro índice de uma matriz representa as linhas, e o segundo as colunas. Veja abaixo extraída do livro “Java, com programar”, a figura que ilustra um array bidimensional de três linhas e quatro colunas. Perceba que os índices identificam cada elemento.
Agora entenda como podemos declarar um array multidimensional com o mesmo número de colunas para cada linha representado na figura acima.
Int[][] a = new int[3][4];
Você pôde perceber que o princípio da declaração segue o padrão que utilizamos para os vetores. Distinguindo apenas na necessidade de utilização de dois pares de colchetes.
Podemos também o inicializar com valores definidos, onde a quantidade de chaves dentro de um par de chaves é que determinará a quantidade de linhas. Desse modo iremos criar uma array bidimensional (3×3), lê-se três por três. Isto é, de três linhas e três colunas.
String[][] arrayMatriz = {{1, 2, 3} {4, 5, 6}};
A saída..
EM POUCAS PALAVRAS
Tenciono aqui desmistificar a ideia de que trabalhar com vetores e arrays multidimensionais é algo cabuloso e complexo. Não é, desde que seu conhecimento da base seja bem sólido. Porque o que de fato complica é quando você tem que aplicar a lógica de programação ou adicionar outros conhecimentos junto aos arrays. E então desenvolver uma solução que necessariamente passa pela implementação de vetores e/ou matrizes.
Em programação os conhecimentos estão todos interligados. O que significa que um tema complementa o outro e assim você segue construindo toda uma base de conhecimentos que o preparará para o mercado de trabalho. Então arregace as mangas e enfrente o “monstro”, garanto que ele não é tão feio quanto pintam por aí. Eu fico por aqui, nos vemos no próximo tutorial.