Olá desenvolvedores, como seria criar um algoritmo de cálculo da média em Java? Aqui no JDev Tutoriais, você poderá encontrar exemplos de exercícios semelhante ao que iremos mostrar.
Veremos exemplos que foram escritos em pseudocódigo no VisualG, mas trazendo sempre informações relevantes. Então se quiser ver estes tutorias, estão bem aqui “VISUALG: NOSSO PRIMEIRO ALGORITMO” e “PSEUDOCÓDIGO E ALGORITMO”. Se você acompanha todos os nossos tutorias, sendo aluno ou não do Formação Java Web, você está mais que pronto para este passo.
De posse de todo conhecimento necessário, crie um programa que receba quatro notas do usuário. Calcule a média e exiba na tela para o usuário. Utilize o método print para imprimir a média das notas no console.
Lembrando que sempre receberemos um dado do tipo String, assim, será necessário convertê-lo. E você poderá fazê-lo de duas formas, poderá converter a String em um dado do tipo double no momento em que recebe as notas.
Mas também poderá fazer a conversão posteriormente, como mostra o exemplo abaixo:
Note que desta forma foi necessário criar uma nova variável para receber as notas, visto que não podemos repetir uma variável já declarada. Observe também que o objeto Double do pacote java.lang recebe uma String e a converte para o tipo Double.
O próximo passo será criar uma variável “media” também do tipo double que realizará o cálculo da média das 4 notas. E por fim vamos imprimir o resultado no console.
APRIMORANDO O ALGORITMO
Aprimorando o nosso programa, considere como média para aprovação nota maior ou igual 70. Efetue o cálculo da média e informe se o aluno está aprovado, em recuperação ou reprovado.
Analisando nosso pequeno algoritmo, se a média for maior ou igual a 50 e menor que 70 o estará em recuperação. Se a média embora maior ou igual a 70 o aluno estará aprovado. Se não, se não for nenhum dos dois casos, ou seja, se a notar for menor que 50 o aluno estará reprovado.
EM POUCAS PALAVRAS
No caminho percorrido ao longo de todos estes tutoriais publicados, este é nosso último passo antes de começarmos com a orientação a objetos. Então reforço, se você ainda não é aluno do Formação Java Web, não perca tempo, matricule-se agora. E embarque nesta aventura junto com a gente.
Espero que tenham gostado do tutorial de hoje, para os que nunca programaram em Java, puderem sentir um pouco do sabor dessa poderosa linguagem. E para você que já programa, fica o desafio de aprimorar ainda mais este algoritmo. Como por exemplo, peça o nome do aluno, pergunte se ele deseja além da média ver também as notas inseridas. Enfim, sua criatividade é o limite.