Olá desenvolvedores, no tutorial anterior entendemos que o PrimeFaces é uma poderosa biblioteca de componentes de interface, para ser utilizada junto com o JSF – JavaServer Faces. Foi desenvolvido pela PrimeTek e é muito popular tendo uma comunidade forte e ativa.

Com os seus mais de cem componentes, as interfaces desenvolvidas com esta biblioteca se adaptam bem a quase qualquer tipo de dispositivo, visto que são componentes responsivos e otimizados para o toque, o que é ideal para o contexto do mobile.

CONFIGURANDO O PRIMEFACES

Iremos utilizar o PrimeFaces no projeto pos-java-maven-hibernate porque ele já tem configurado toda a parte de persistência que nos interessa. Assim, o que temos que fazer é configurar o PrimeFaces e realizar alguns testes para assegurar que está funcionado corretamente.

Desse modo, o primeiro passo para a configuração é adicionar a dependência org.primefaces ao arquivo pom.xml do projeto. A dependência do PrimeFaces poderá ser obtida de duas formas, diretamente no site do desenvolvedor, ou por meio do já conhecido repositório Maven.

Este é só o primeiro passo, para que seja possível adicionar os componentes PrimeFaces as nossas páginas, é preciso adicionar também o namespace em todas as páginas onde pretendemos utilizar os componentes.

Assim, dentro da tag html da página index.xhtml do projeto pos-java-maven-hibernate adicione o namespace.

Para testar se a biblioteca foi baixada corretamente, e se a declaração do namespace também está funcionando, inicie a aplicação e adicione um componente básico de entrada, utilizando o prefixo “p”.

<p:inputText></inputText>

EM POUCAS PALAVRAS

Neste tutorial aprendemos como baixar a biblioteca PrimeFaces para desenvolvimento de interfaces de usuário baseada em componentes. Como pôde notar, até mesmo a instalação é rápida e fácil, e este é o tom do desenvolvimento de toda solução utilizando este poderoso recurso.

Obviamente que tudo fica mais fácil se você já tiver consolidado os conhecimentos acerca de como as coisas funcionam. Isto é, se você já souber desenvolver seus sistemas, ainda que simples sem utilizar os frameworks.