Olá desenvolvedores, neste tutorial iremos proceder com algumas melhorias no dataTable, isto é, na tabela de usuários cadastrados. Além de criar os botões de excluir e editar, criaremos o método remover().
Talvez você se impressione com a facilidade com que podemos implementar tais alterações com o JSF – JavaServer Faces. No entanto, no desenvolvimento de suas aplicações você sempre deverá considerar, melhorias na forma como o usuário irá interagir com a sua aplicação. E não apenas isso, mas os conceitos de usabilidade deverão guiar tais ações.
BOTÃO EDITAR
Idade é a última coluna do dataTable. Então, é logo após esta coluna que inseriremos o botão de “Editar”. Crie uma nova coluna na tabela h:column, insira um cabeçalho, f:facet.
Colocar um objeto em edição é, colocar o objeto “selecionado” na tela com todos os seus dados, e após a edição, basta clicar em “Salvar”. Mas para isso precisaremos de um comando de ação h:commandLink.
Será preciso também definir qual objeto será editado e onde iremos “setar” o objeto editado, isto é, para onde enviaremos este objeto. Estas especificações são determinadas pelos atributos value e target do f:setPropertyActionListener.
BOTÃO REMOVER
Agora temos que a coluna “Editar” é a última coluna da tabela. Assim, é logo após esta coluna que inseriremos o botão de “Excluir” ou “Deletar”. Desse modo crie uma nova coluna na tabela h:column, insira um cabeçalho, f:facet.
Para o botão “Delete” implementado com o h:commandLink adicionaremos um atributo de ação, o action que chamará o método remover() do ManagedBean quando o botão for clicado.
E da mesma forma que fizemos com o botão “Editar” precisaremos também identificar qual objeto será excluído, e onde esta ação será “setada”. E igualmente estas especificações serão determinadas pelos atributos value e target do f:setPropertyActionListener.
MÉTODO REMOVER()
No UsuarioPessoaManegedBean a ação do método remover() deverá ser retornar para a mesma tela depois que o objeto tiver sido deletado. Assim, ele deverá ser do tipo String. No escopo do método o daoGeneric chamará o método deletarPorID(), que como argumento recebe uma entidade, e qual passaremos o objeto que será deletado.
Observe que quando o objeto for deletado deveremos obrigatoriamente instanciar um novo objeto, visto que, uma vez que o objeto foi deletado, não podemos deixá-lo em tela com os dados e nem mesmo em memória.
EM POUCAS PALAVRAS
Neste tutorial adicionamos ao dataTable os botões de “Editar” e “Excluir”, e implementamos o método remover(). E assim, temos um CRUD – Create (Criação), Read (Consulta), Update (Atualização) e Delete (Exclusão), completo em nossa pequena aplicação.