Olá desenvolvedores, criaremos duas tabelas no banco de dados referentes a Estados e cidades. Uma vez que, implementaremos em nossa aplicação um combo que a partir do Estado escolhido as cidades referentes a ele deverão ser listadas. Mas antes, estes dados precisarão estar injetados na base de dados.
Assim, para você, aluno do curso de Formação Java Web um arquivo com o código da criação das tabelas dos Estados e cidades e igualmente os inserts estarão disponíveis para download.
Para você que não é aluno, mas acompanha nossos tutoriais, abaixo, deixarei um exemplo dos códigos referentes a criação das tabelas bem como um pequeno exemplo dos inserts para que você possa pelo menos brincar com a sua aplicação. O Arquivo em sua totalidade traz pelo menos uns 10.000 inserts.
Criação das tabelas.
Insert dos dados
Você copiará todos os dados do arquivo e no seu banco de dados, no meu caso no pgAdmin, selecionará a base de dados correspondente ao projeto, abrirá o “SQL Editor” e vai colar todo o código copiado. Na barra de menu clique em “ExecutepgScript” para executar as queries.
Mas atente-se, o ExecutepgScript tem como característica exibir os inserts sendo realizados no console, enquanto faz o trabalho, como você poderá notar na imagem.
Desse modo, por exibir os dados no console enquanto realiza os inserts o processo será um pouco demorado, visto que se trata de cerca de dez mil inserts. No entanto, existe uma alternativa a esta opção e que faz esse trabalho de forma bem mais rápida, que é por meio do “Execute query”, também localizado na barra de menu.
Para visualizar a tabela completa no “SQL Editor” digite o comando [select * from cidades] selecione o código digitado e execute.
EM POUCAS PALAVRAS
Esta é somente a primeira parte desse tutorial onde criaremos combos dependentes para a tabela criada de cidades e Estados. Neste tutorial alimentamos o banco de dados com as informações necessárias, criando duas tabelas, de Estados e Cidades, e assim poderemos no próximo tutorial dar sequência ao trabalho. E claro, ainda aproveitamos para relembrar alguns comandos de banco de dados. Te vejo no próximo tutorial.