Olá desenvolvedores, neste tutorial iremos de forma simples e direta, com sempre é com o Hibernate, implementaremos uma query que nos possibilite exibir o resultado da busca de forma ordenada. E ainda, não apenas ordená-la por nome por exemplo, como também limitar a quantidade de registros a serem exibidos.

Assim, na classe de teste “TesteHibernate” implementaremos o método onde os dados serão exibidos considerando as regras de ordenação e quantidade definidos. A assinatura do método segue o padrão estabelecido.

IMPLEMENTANDO O MÉTODO

No escopo do método instanciaremos a classe já criada DaoGeneric.  DAOData Access Object, é uma classe padrão que “gerencia” toda a lógica de persistência de dados de uma aplicação. O método deverá retornar uma lista vinda da entidade “UsuarioPessoa”, que também deverá ser instanciada.

Nesse contexto, para carregar a lista usaremos o createQuery que enviará uma instrução SQL – Standard Query Language direto para o banco de dados. O procedimento de enviar uma instrução SQL diretamente para o banco de dados é especialmente útil quando se deseja utilizar recursos específicos do banco de dados.

Assim para carregar de forma completa os objetos persistidos utilizaremos a cláusula “FROM”. A interface ResultList() “agrupará” os dados coletados.

Dessa forma indicaremos na Query que a consulta será ordenada por nome por meio do “order by nome”. E então “setaremos” a quantidade de registros que serão exibidos, usando o setMaxResults().

E claro, para percorrer a lista de dados, ainda dentro do escopo do método implementaremos uma for each. Os dados serão exibidos no console por meio da saída padrão System.out, cujo método println é especificamente utilizado para gerar Strings.

Para “rodar” o teste selecione o nome do método que deseja executar, clique com o botão direito do mouse sobre ele >> Rum As >> JUnit test. Se após a execução do método, nenhum erro foi apresentado no console, basta então conferir na base de dados se o registro foi de fato excluído.

EM POUCAS PALAVRAS

Agora é com você, que poderá por exemplo, ordenar por “id” e não por “nome”, e inclusive poderá alterar a quantidade de registros a serem exibidos. O que vai determinar como os registros serão ordenados e a quantidade que será exibida é a regra de negócio.

No entanto, a quantidade de registros não precisa ser um número fixo em linha de código. Via de regra um campo na tela é apresentado ao usuário onde ele poderá informar a quantidade de registros que deseja buscar na base de dados e exibir. Podendo dessa forma interagir de forma dinâmica com a aplicação.