Olá desenvolvedores, hoje falaremos do arquivo web.xml também parte da estrutura de arquivos de um projeto JSF – JavaServer Faces. Não é um arquivo obrigatório. No entanto, em dadas situações, ainda que você não o utilize ativamente ele poderá ser necessário para que alguns outros arquivos JSF funcionem como o esperado.
É importante observar que a estrutura de diretório que comporta estes arquivos é bem específica. Ele deve ser colocado exatamente no diretório WEB-INF, visto que é neste diretório que o servidor fará uma busca tentando encontrar o arquivo de mapeamento para disponibilizar a aplicação.
src/WebContent/WEB-INF/lib/web.xml
ARQUIVO WEB.XML
O arquivo web.xml descreve as configurações e detalhes de implantação dos arquivos de configuração. Entre as suas atribuições está o mapeamento de URL’s e Servlets. E, importante, por se tratar de um arquivo .xml, ele deve seguir toda a padronização inerente aos arquivos .xml. Assim, respeitando o padrão do framework, tenho sempre o hábito de criá-lo.
Ao criar um arquivo web.xml, ele traz apenas configurações básicas, contendo declarações do tipo “welcome-file-list”. Porém, após adicionarmos as configurações JSF ao projeto, as configurações do JavaServer Face são adicionadas ao arquivo.
Neste arquivo podemos definir servlerts, filtros como já feito no módulo sobre JSP, e ainda, muitos frameworks, dependem do arquivo web.xml para funcionarem. No caso do JSF é declarada a servlet cujo servlet-name é “Faces Servlet”, e que possui uma Servlet de mapeamento de mesmo servlet-name.
E principalmente, a configuração de mapeamento é de extrema importância, porque sem a url-pattern, “Faces”, não é possível acessar a página. A url-pattern define a parte inicial da url da aplicação onde os Web Services estarão disponibilizados.
No entanto, podemos alterar a configuração, garantindo o acesso para todas as páginas com a extensão xhtml. Caso que dispensa o uso do “faces” na url.
EM POUCAS PALAVRAS
Apresentamos neste tutorial o arquivo web.xml, que embora não seja obrigatório, haverá situações em que a aplicação dependerá dele para funcionar corretamente. É importante que você saiba ainda que se trata de um arquivo configurável, que pode ser configurado de forma a atender as necessidades do seu projeto.
De um modo geral um arquivo .xml fornece informações de configuração e de implementação para os componentes de um projeto web.