Em mais um bate papo sobre protocolo HTTP, falaremos sobre o DELETE cujo objetivo é remover um recurso específico. Entretanto, falando um pouco mais sobre o protocolo HTTP, ele foi criado por Tim Berners Lee, em meados de 1991. O protocolo HTTP foi criado inicialmente para fazer o download de arquivos hipertexto de servidores.

Em 1995 surgiram os primeiros navegadores e já utilizando o protocolo HTTP para fazer o download das páginas de hipertexto. E a partir daí ele só evoluiu até o ponto em que se encontra hoje. Como se pode deduzir é o protocolo HTTP que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML – Linguagem de Marcação de HiperTexto, sendo a base da comunicação cliente-servidor.

Em “PROTOCOLOS HTTP: GET E RESPONSE” evidenciamos que as mensagens que são enviadas pelo cliente são chamadas de REQUISIÇÕES (REQUEST). Ao passo que a resposta enviada pelo servidor é chamada de RESPONSE. E que ambas, request e response são geralmente enviadas por um navegador web.

Falamos em artigos anteriores, além do response, sobre os métodos GET, que cumpre a missão de fazer a solicitação de um recurso específico, enviando os dados pelo cabeçalho da solicitação. E do método POST que por sua vez cumpre a missão de submeter um recurso específico ao servidor e o faz escondendo os parâmetros da URI no corpo da requisição.

O método PUT é aquele que também pode criar um novo recurso (incluir) ou substituir uma representação do recurso de destino pela carga útil da solicitação, isto é, atualizar. Agora é a vez de falarmos do método DELETE, responsável por remover um recurso existente.

MÉTODO DELETE

Quando em um formulário você clica no botão de “Excluir”, o evento que está sendo disparado passa pelos recursos do método DELETE. Porém, é interessante observar que quando o método é usado com sucesso existem algumas respostas possíveis definidas pelos códigos 202, 204 e 200.

Quando um código de status 202 é retornado significa que ação foi aceita e que provavelmente será bem sucedida, mas que ainda não foi executada.

O código de status 204 especifica que a ação foi executada, mas que nenhuma informação adicional deverá ser fornecida. E para uma ação que foi executada cuja resposta inclui uma representação que descreve o status, o código é o 200, e indica sucesso.

Vale ressaltar ainda que todos os códigos pertinentes a centena 200 pertencem a uma categoria indicativa de sucesso.