Olá, hoje iremos falar sobre os principais protocolos web, PROTOCOLO HTTPHypertext Transfer Protocol, e seus métodos GET e RESPONSE. De forma simples e direta os apresentaremos a cada um desses conceitos.

PROTOCOLO HTTP

O protocolo de comunicação HTTP define um conjunto de métodos de requisição responsáveis por indicar a ação a ser executada para um dado recurso. São estes conjuntos de métodos de requisição que permitem que cliente e servidor se comuniquem. E embora cada um desses métodos apresente suas próprias particularidades, alguns deles compartilham recursos comuns.

Quando falamos de uma aplicação web, como as que desenvolvemos em Java, por exemplo, o cliente é o navegador que por sua vez envia uma requisição ao servidor web utilizando exatamente o protocolo HTTP. O servidor processará este pedido e se tudo estiver correto utilizando o mesmo protocolo enviará a resposta.

MÉTODO GET

O método GET juntamente com o POST compreendem os métodos HTTP mais usados. A função desses métodos é indicar para o servidor qual ação o cliente deseja realizar.

Desse modo, quando digitamos no navegador um endereço web, isto é, quando digitamos uma URL – Uniform Resource Locator, estamos utilizando o método de requisição GET. O MÉTODO GET é usado quando o cliente deseja obter recursos do servidor. É ideal para requisições onde se deseja obter dados de um determinado recurso, como em um formulário de busca ou em uma listagem de produtos cadastrados.

RESPONSE | RESPOSTA

Então, quando o cliente envia uma requisição ao servidor, esta requisição carrega consigo todas as informações sobre o que o cliente espera receber como resposta. Esta resposta envida pelo servidor é o que chamamos de RESPONSE. Grosso modo o response é a resposta que o servidor envia ao cliente.

No entanto, a resposta do servidor ao cliente pode conter os dados esperados como retorno ou informar que uma falha ocorreu e não foi possível processar os dados.Neste contexto entram os CÓDIGOS HTTP.

CÓDIGOS HTTP

Os códigos HTTP compreendem um recurso utilizado pelo servidor na resposta que objetiva informar ao cliente a natureza do evento ocorrido. As categorias do código abrangem os valores compreendidos entre 100 e 500, com cada centena indicando uma categoria.

1xx: informativos; 2xx: indicativos de sucesso; 3xx: dizem respeito aos redirecionamentos; 4xx: são os erros do cliente na hora de fazer a solicitação e por fim, 5xx: estes são os erros no lado do servidor. E dentro de cada centena existem códigos específicos onde os mais conhecidos são:

200: Tudo ocorreu conforme o esperado; 301: redirecionamento permanente; 401: não autorizado e o mais conhecido erro 404 que informa que o recurso solicitado não foi encontrado no servidor.

EM POUCAS PALAVRAS

O protocolo HTTP é quem orienta e define as regras de comunicação entre cliente e servidor. Entre as funcionalidades mais comuns suportadas por este protocolo, temos, CACHE, RELAXAMENTO DE RESTRIÇÕES NA ORIGEM, AUTENTICAÇÃO, PROXY E TUNELAMENTO E SESSÕES. Algumas dessas você, aluno do curso de Formação Java web pode conhecer na prática em módulos anteriores.