Olá desenvolvedores, hoje ensinarei a vocês como deixar um sistema offline no provedor de hospedagem da MochaHost. Até o momento aprendemos a colocar o projeto na hospedagem e “startá-lo”.
Nos tutoriais anteriores aprendemos como implantar e substituir um projeto. Visto que, uma vez na hospedagem nossas únicas opções era fazer o upload ou substituir o arquivo WAR existente. E dessa forma subimos dois projetos para a hospedagem. O projeto principal ROOT e o que seria acessado a partir dele.
Mas e se você desejar remover um dos projetos, como seria o procedimento? É o que iremos aprender neste tutorial.
DEIXANDO UM SISTEMA OFFLINE
Estando logado na hospedagem da MochaHost, na seção de “Arquivos” clique na opção “Gerenciar Arquivos”.
Na tela “Gerenciador de Arquivos Seleção do Diretório”, se não estiver marcada, marque a opção “Diretório Home”. Marque também a opção “Saltar esta pergunta, e abrir sempre este diretório no futuro Gerenciador de Arquivos”. Estas ações farão com que esta tela não apareça mais quando clicar no “Gerenciador de Arquivos”. Clique em “Go”.
Agora sim, no “Gerenciador de Arquivos”, estando com o diretório principal selecionado, clique em “JVM”. Atenção para não mover ou apagar a pasta errada equivocadamente.
Dê dois cliques na pasta JVM e mais dois cliques na pasta “apache-tomcat”, procure a pasta “domains”, que é o local onde nosso projeto está alocado e dê um duplo clique sobre ela também. E mais um duplo clique na pasta projetojavaweb.com para então acessar os dois projetos que colocamos na hospedagem.
Note que para cada projeto WAR ou arquivo WAR de implantação, uma pasta é descompactada para que o projeto seja colocado online. Clicando sobre uma das pastas para abri-la observe que ela obedece exatamente a estrutura que desenvolvemos para o nosso projeto.
A partir deste ponto o procedimento é simples e intuitivo selecione a pasta do projeto que deseja deletar e no menu clique em “Remover”. Faça o mesmo com o arquivo WAR correspondente ao projeto, se o que o pretende é excluir apenas um dos projetos.
EM POUCAS PALAVRAS
É um procedimento simples, mas que pode se tornar uma dor de cabeça para quem não o conhece. E repito, dobre a atenção ao lidar com o “Gerenciador de Arquivos”, qualquer ação errada pode significar ter que acionar o suporte para resolver para você. Bom, eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.