Olá, neste tutorial mostrarei a você como exportar a base de dados e como fazer um backup na MochaHost. Obviamente que depois de um tempo em produção, sua base de dados terá crescido, dados novos terão sido acrescentados.
É de suma importância que você adote a prática de realizar backups em um curto espaço de tempo, de forma recorrente. Mesmo que a hospedagem ofereça este serviço e o faça de forma automática. Outro motivo para o backup, é o reaproveitamento dessa base de dados em outro sistema.
EXPORTANDO A BASE DE DADOS
Para proceder com a exportação da base de dados, logado no CPanel da hospedagem, na seção “Bases de dados” clique no gerenciador de banco de dados phpPgAdmin para os usuários do PostgreSQL. E phpMyAdmin para os usuários MySQL.
No painel do phpPgAdmin, clique na base de dados que deseja exportar e clique em “Exportar”.
Na próxima tela escolha o formato da exportação, isto é, se deseja exportar somente os dados, somente a estrutura ou estrutura e dados. Informe também o formato SQL.
E em opções informe o que deseja fazer, se deseja apenas exibir ou fazer o download. Se a opção for fazer o download, deverá informar se deseja gerar um arquivo compactado. Após as configurações clique no botão “Exportar”.
Para visualizar o arquivo gerado clique sobre ele com o botão direito e abra em um editor, como o Notepad++, por exemplo.
BACKUP DOS DADOS
Para fazer ao backup, clique em Home, no canto superior a esquerda para voltar para as seções, onde, na seção de “Arquivos” você clicará em “Backups”. Na opção “Backup Completo” clique em “Download ou Gerar um backup completo”.
Esta opção contempla o backup de todos os projetos e de todos os bancos de dados. Na próxima tela escolha o destino do backup e o endereço de e-mail para notificação.
Após clicar em “Gerar Backup”, será uma exibida uma tela de notificação com a mensagem “Assim que o backup completo de sua conta for concluído você receberá um email no endereço especificado”. E então é só aguardar o e-mail.
Na parte de Backup existe ainda a opção de restauração, seja do backup que você fez na Home, seja da Base de Dados MySQL.
E ainda na seção “Arquivos” em “Backup Wizard” é o local onde os backups realizados estarão disponíveis para a restauração. Bem como existe também a opção de backup ou download. São muitas as opções as quais conforme for conveniente você poderá explorar.
EM POUCAS PALAVRAS
Sempre, sempre faça o backup, é de extrema importância e também uma boa prática. Não confie cegamente nos serviços da hospedagem, sempre que possível garanta também do seu lado. Coloque em contrato com os seus clientes, estipule que você guardará pelo tempo de vigência do contrato o backup referente aos últimos três meses. Eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.