Olá desenvolvedores, hoje iremos falar sobre as diferenças entre hospedagem para sites e para sistemas. Entender quais são as necessidades de cada um. Essa diferença irá refletir também no preço de cada hospedagem.
Aqui no curso de Formação Java Web você está sendo preparado para se tornar principalmente um desenvolvedor de sistemas. Você sabe quais características uma hospedagem para sistemas web precisa ter?
SITES E PORTAIS
Sites e portais via de regra possuem, quando comparados com grandes sistemas corporativos baixo tráfego de rede. Quase sempre não possuem banco de dados. Normalmente sites e portais são estruturas em HTML, CSS e Javascript, com nada mais que textos e imagens, contendo informações estáticas. Esse tipo de estrutura exige um baixo consumo de memória.
É normal que em sites não haja processamento de dados, sendo então rápido e leve. É importante que você saiba que múltiplos acessos não geram peso na rede. E por exigir poucos recursos, são mais numerosos a quantidade de provedores de hospedagem disponível no mercado, gerando concorrência e preços mais atrativos.
Um exemplo de página web, é a landing page do curso de Formação Java web, onde apenas é exibida uma página contendo informações estáticas sobre o curso. Sendo que o chat e o gateway de pagamento são sistemas de terceiros integrados ou linkados ao site.
SISTEMAS WEB
Agora quando falamos de hospedagem para sistemas web, isto é, resultado da união de Front com Back-end as considerações são mais exigentes. Um sistema web depende de banco de dados, processamento, memória entre outras necessidades para existir e ser funcional.
Considere por exemplo um sistema bancário, um sistema dessa natureza concentra cotidianamente um alto tráfego de rede e dados. É característica intrínseca a um sistema web, a base de dados, independentemente do tamanho do sistema. Mas quando se trata de um sistema bancário o volume de operações no banco de dados ocorrendo simultaneamente é gigantesco. É preciso uma estrutura robusta para suportar todo este tráfego.
Assim, este elevado volume de tráfego e processamento leva a um alto consumo de memória. Em um sistema web, a todo momento informações estão levadas para o banco de dados, processadas e consequentemente sendo exibidas na tela, o que dependendo do sistema gera mais do que consumo de memória, mas de recurso de máquina de um modo geral.
Com todas estas necessidades e exigências as opções de hospedagens são bem menores se comparadas com as hospedagens para sites e portais.
EM POUCAS PALAVRAS
Agora você já sabe o que tem que considerar para escolher a melhor hospedagem para sua aplicação. Contudo, projetos desenvolvidos na linguagem Java requerem alguns cuidados a mais, e este é o assunto do nosso próximo bate-papo, te vejo lá.