Olá desenvolvedores, neste tutorial sobre upload de imagens, hoje iremos aprender como carregar uma imagem em base64 para o servidor. No tutorial anterior implementamos o upload utilizando JavaScript, agora, para carregar a imagem em base64 para o servidor trabalharemos com o servlet.

O QUE É BASE64?

Base64 é um método para codificação de dados para transferência de dados binários em forma de texto pela Internet. Desse modo é possível transmitir dados binários, por meio de transmissões que lidam apenas com textos, como enviar arquivos anexados em uma submissão de formulário.

IMPLEMENTANDO O SERVLET

No package servlet crie o servlet FileUpload que estende a classe HttpServlet que possibilita o tratamento de requisições do tipo HTTP. Para deixar o código mais legível e fácil de ler, como sempre, limparemos os comentários.

O método de envio definido na função foi o POST, logo nossa implementação acontecerá no método doPost(). O primeiro passo é a implementação de uma String que fará a requisição da imagem e irá receber por meio do argumento, o atributo fileUpload. Esta linha de código deverá estar dentro de um bloco try/catch para que possamos tratar erros e exceções.

E assim conseguimos recuperar esta imagem em base64, guardando-a na variável fileUpload. Dessa forma ela está preparada para que possamos salvá-la na base de dados utilizando a variável.

E neste momento, ainda dentro do bloco try é interessante escrever uma resposta na página do navegador (alerta), informando ao usuário se o upload foi ou não realizado com sucesso. E para este fim utilizaremos o response.getWriter() que retorna um objeto PrintWriter que pode enviar texto de caractere.

response.getWriter().write(“Upload realizado com sucesso”);

Assim, se o houve falha na realização do upload, dentro do bloco catch enviaremos uma resposta ao usuário.

EM POUCAS PALAVRAS

E assim de forma simples e com pouco código conseguimos fazer um upload de imagem para o servidor. O próximo passo é gravar a imagem no banco de dados, e é o que iremos fazer na parte três desta série de tutoriais sobre como implementar upload de imagens. Eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.