Olá desenvolvedores, continuando nossa conversa sobre o Ajax, implementaremos rotinas avançadas iremos hoje capturar exceções utilizando Ajax com JQuery, servlet e JSP. O primeiro será a criação de um projeto WEB, se você não se lembra como criar um projeto WEB JSP é só clicar aqui para ser redirecionado para o tutorial “JSP: CRIANDO PROJETO”.

E se você é aluno do curso Formação Java Web, poderá também baixar o projeto logo abaixo da aula. E você não sabe como importar um projeto, o tutorial “ERRO 404:  POSSÍVEIS CAUSAS”, tem um conteúdo que poderá orientá-lo.

Com o projeto javaEstudo criado e em mãos, o próximo passo é acessar o arquivo xml na pasta WEB-INF e excluir o excesso de código deixando apenas o necessário. Isto é, a página index.jsp definida como a página inicial, assim como mostra o exemplo.

E na raiz da pasta WebContent criaremos a página index.jsp. Lembrando que é preciso adicionar este novo projeto ao servidor. Na view  Servers clique com o botão direito do mouse sobre o servidor >> Add and Remove. Selecione o projeto no painel Available >> Add >> para movê-lo para o painel Configured, clique em Finish.

E agora proceda com todo o processo que você conhece, publique o projeto e inicie o servidor. No navegador acesse o projeto digitando na URL localhost:8080/javaEstudo.

DICA: se não estiver trabalhando com nenhum framework, isto é, se estiver trabalhando com o JSP puro, recomenda-se excluir o context.xml que se encontra na pasta META-INF.

ESTRUTURANDO O PROJETO

Como iremos trabalhar com diversos recursos, é interessante que cada um destes recursos esteja em uma página diferente. Dessa forma, na página principal iremos criar um link que nos redirecionará para cada uma dessas funcionalidades.

Na página JSP, dentro da tag body crie uma tabela, onde em cada uma das linhas iremos inserir um link para uma página distinta, para um recurso distinto. O primeiro link criado será para o recurso de captura de exceções.

Dentro do WebContent crie uma pasta para armazenar todas essas demais páginas. Dentro desta pasta, que chamaremos de “pages”, crie a página capturarExcecoes.jsp. Sempre que um novo arquivo for criado, pare o servidor e o inicie novamente.

CONFIGURANDO O JQUERY

Nesta implementação, o Java irá lançar uma exceção e a mesma será capturada exibida com JQuery, assim, é por meio dele que deveremos fazer a requisição. Dessa forma ele, o JQuery irá interceptar e obter o retorno da mensagem de erro. E para isso utilizaremos o Ajax.

Para configurar o JQuery precisamos importar o caminho que você poderá obter acessando aqui, na página oficial. Na tag Head da página capturarExceçoes.jsp, abra uma tag script e no src cole o endereço que você copiou da página do JQuery.

TESTANDO O JQUERY

Para testar o JQuery será necessário criar uma função Javascript, desse modo crie um input do tipo text, e um outro do tipo button, o qual após clicado chamará a função testeJquery().

<input type=”text” value=”teste” id=”txtvalor” />
<input type="button" onclick="testeJquery();" value="Testar" />

Na função JavaScript, quando o botão for clicado e chamar a função ela terá que mostrar o conteúdo que está em value do campo de texto.

O próximo passo é criação de uma servlet para a interceptação dos dados, processamento e então retornar à exceção. Mas fique atento para as alterações que faremos agora.

O value do campo de text receberá o “valor informado” e a função passará a se chamar testarExcecao(). E do mesmo modo o button, cujo value receberá o “Testar Exceção”. E a função testarExcecao() receberá substituindo o alert a variável valorInformado que será enviada para o servidor.

EM POUCAS PALAVRAS

Esta é a parte um da implementação da captura de exceções utilizando o Ajax, onde criamos as páginas JSP, implementamos a função JavaScript e preparamos para a implementação da servlet. Este tutorial nos permitiu também rever a criação de um projeto web, e todo o processo inicial necessário. Eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial para implementarmos a servlet.