Olá desenvolvedores, no tutorial de hoje, salvando produtos com categoria, aprenderemos como é este processo de implementação. Estamos, nos últimos tutoriais, trabalhando com a página de cadastro de produtos. Desse modo, agora, o usuário poderá também selecionar a categoria do produto, e dessa forma, a página de cadastro de produtos está bem completa. E você aprendeu com implementar uma nova funcionalidade em seus projetos.
IMPLEMENTANDO NA SERVLET
A ação de salvar algum dado é realizada no método doPost da servlet, que é para onde o formulário envia os dados inseridos. Assim, na servletsProduto, onde está implementada a rotina que recupera os atributos, ou seja, no laço de decisão else, adicionaremos o atributo categoria que como os outros é recuperado pelo request.getParamenter.
O request.getParameter retorna uma String que pode vir, por exemplo, de um campo de um formulário JSP – JavaServer Pages, como é o caso desta implementação. E neste caso o argumento que iremos passar é o name, recuperado no formulário da página JSP.
String categoria = request.getParameter(“categoria_id);
E então no momento de salvar é que o objeto produto é injetado. Então, instanciamos o objeto, e injetamos o nome, o id e agora a categoria. Ressaltando que no momento de injetar a categoria, como é um dado do tipo Long, será necessário fazer a conversão.
produto.setCategoria_id(Long.parseLong(categoria));
CLASSE DE CONEXÃO
Agora no método salvar() da classe de conexão DaoProduto, iremos inserir mais um parâmetro. Lembrando sempre que com o crescimento do sistema, começamos a suprimir em nossos exemplos trechos de códigos que você provavelmente já tem implementado.
Agora, no método listar() no momento de carregar os produtos teremos que carregar também a categoria. A mesma linha de código será adicionada ao método consultar().
produto.setCategoria_id(resulteSet.getLong(“categoria_id”));
E do mesmo modo adicionaremos também no método atualizar(), a categoria e posteriormente injetá-la.
TESTANDO A IMPLEMENTAÇÃO
E se testarmos agora, veja que no banco de dados o produto inserido foi guardado com sucesso, e note que ele está agora atrelado ao id da categoria.
EM POUCAS PALAVRAS
Estamos caminhando para a finalização deste módulo. No tutorial de hoje implementamos o processo para salvar a categoria junto com as demais informações do produto.
E como estruturamos muito bem o nosso código, separando devidamente as classes, respeitando um dos princípios da Orientação a Objetos que diz que cada classe deve ser responsável exclusivamente por uma única tarefa, foi relativamente fácil. Assim, adicionar funcionalidades novas ou complementar as já existentes, se torna um trabalho fluído e sem grandes complexidades. Eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.