A action tag include, ou tag de ação include em português cumpre o papel de ser a responsável por incluir conteúdo de outro recurso jsp, html ou servlet. Ou melhor, sintetizando, é usado para incluir recursos externos na resposta em tempo de execução. Tal recurso é incluído no momento da solicitação, sendo assim, o include é melhor aproveitado em páginas dinâmicas, visto que posteriormente poderá haver alterações.

Entretanto, esta tag action pode ser usada tanto para incluir páginas estáticas quanto dinâmicas. A principal vantagem da sua utilização reside na reutilização de código, uma vez que uma página poderá ser usada várias vezes. Como exemplo de aplicação podemos citar o cabeçalho e o rodapé que em tese se repete em todas as páginas. Tal reaproveitamento de código implica, inclusive, em economia de tempo, o que pode também pode ser considerado como uma grande vantagem do include action tag.

É importante que você não confunda, include directive com include action tag, e para ajudá-lo nesta distinção, o quadro abaixo exibe as diferenças entre ambos os includes.

Então, agora veja alguns exemplos de sintaxe JSP para as tags de ação include sem e com parâmetro. Mas antes iremos criar duas páginas qual chamaremos de cabeçalho.jsp e rodapé.jsp respectivamente.

Sem parâmetro:

<jsp: include page = "cabeçalho.jsp />
<h1>PÁGINA: INDEX<?h1>
<jsp: include page = "rodape.jsp/>

Na imagem abaixo o exemplo da inclusão das páginas de cabeçalho e rodapé, você observará que inseri alguma estilização com CSS, para melhor destacá-los. Dentro deste contexto, no cabeçalho utilizei uma tag HTML de título e uma tag de parágrafo no rodapé. Assim, sugiro que faça o mesmo, que pratique e crie suas próprias estilizações.

Com parâmetro:

<jsp: include page= "URL | <%= expressão%>" >
<jsp: nome do parâmetro= "nome do parâmetro" valor ="valor do parâmetro" | |%=expressão%>"/>
</jsp:include> 

EM POUCAS PALAVRAS

É realmente muito fácil e ágil desenvolver aplicações com o JSP – JavaServer Pages, principalmente porque ele possui poderosos recursos que entre outras vantagens, possibilita uma significativa economia de tempo. Espero realmente que você o utilize e pratique criando suas próprias aplicações, e vendo por você mesmo por meio da prática o porquê dessa tecnologia ser muito utilizada no cenário mundial de desenvolvimento web. Eu fico por aqui, nos vemos no próximo tutorial.