Olá desenvolvedores, hoje falaremos sobre classes Java, você sabe quando e por que criá-las? Se a sua resposta a esta pergunta for não, fique tranquilo, no tutorial de hoje lhe darei o caminho das pedras. Mas antes, responda a outra pergunta, você saberia me dizer agora, de bate pronto, o que é uma classe, e qual é a sua responsabilidade em um sistema?
Talvez esta seja uma das principais dificuldades de um programador iniciante, os conceitos. A quantidade de conceitos essenciais que devem ser, junto com a prática, ou por meio dela, assimilados em um primeiro momento, pode muito mais confundir do que orientar. Mas não há para onde correr, você tem que encará-los, pois é preciso dominá-los para trabalhar de forma consistente e efetiva.
E quando falamos de Orientação a Objetos, conceitos de classe, atributo, método e objeto, os conceitos são essenciais. Juntos eles compõem a base de sustentação do paradigma da programação Orientada a Objetos.
O QUE É CLASSE?
Embora o termo mais comumente usado em Orientação a Objeto seja disparado, o objeto, é com a classe que tudo tem início. Portanto, além de saber o que é uma classe, saber quando usá-la representará um grande salto em seu desenvolvimento. Somente a partir da classe, a menor e primeira unidade de um código em Orientação a Objetos é que se torna possível trabalhar com objetos.
A Wikipédia conceitua classe como sendo “uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com características similares”. E na sequência completa, “em outros termos uma classe descreve os serviços providos por seus objetos e quais informações eles podem armazenar”.
Em linhas gerais, podemos dizer que uma classe é o molde a partir do qual criamos um objeto, ela determina ainda quais informações do futuro objeto a ser criado serão trabalhadas e como elas serão manipuladas. Aqui sintetizamos de informa indireta atributos e métodos respectivamente.
Porém, algo interessante sobre as classes, é que a definimos uma única vez e então a partir desta definição podemos criar inúmeros objetos do mesmo tipo. Dessa forma surge o conceito de abstração. A classe é um tipo abstrato de dados, isto é, podemos dizer que classe é a abstração de uma entidade do mundo real. E importante, esta entidade tanto pode ser física (carro, pessoa, livro) como conceitual, (estoque, viagem, consulta).
public class Carro{}
É também por meio das classes que iremos codificar todas as regras de negócio do sistema, é por meio dela que iremos implementar as necessidades da nossa aplicação. E quando então devo criar uma classe?
QUANDO CRIAR UMA CLASSE
Como programadores, temos que refletir que um sistema sempre nos apresenta dois aspectos o Front (Interface do sistema, HTML, CSS e JavaSript) e o Back-End (processamento e banco de dados).
O Front-End recebe os dados que vem do Back-End, ou seja, do lado do servidor, que é onde estão as classes, onde de fato haverá processamento. O que existe é uma comunicação constante entre o Front que faz requisições ao Back-End. Este por sua vez processa a requisição e responde para o Front-End, que exibe, quando é o caso esta resposta para o usuário. Ao entender o que cada lado faz, você terá mais insumos para saber quando usar e quando não usar uma classe.
Por exemplo, quando você precisa processar uma lista de alunos para calcular a média das notas e então retornar em listas distintas os alunos aprovados e reprovados. Para este tipo de processamento criamos classes.
Criamos uma classe quando temos que processar algo do lado do servidor, como por exemplo, gerar um relatório, fazer uma consulta, fazer uma integração entre sistemas.
Criamos classe também quando é necessário obter informações da base de dados, precisamos da classe para fazer a conexão com o banco. E assim poder fazer consultas, transitar dados de um lado para o outro, entre tantas outras transações pertinentes a base de dados, como gravar, atualizar e consultar uma base de registros.
Quando é inviável resolver com JavaScript, que fica do lado do cliente manipulando as tags HTML. Apesar de hoje podermos sim, trabalhar com o JavaScript do lado do servidor, em nosso contexto, fazemos isso com o Java. Então utilizamos o JavaScript para funções como, gerar um alerta, esconder um campo, uma confirmação, entre outros.
EM POUCAS PALAVRAS
É importante ressaltar que é a experiência que tornará esta decisão de quando usar ou não uma classe, algo natural para você. E isso você só adquirirá com a prática. Exercitando dia a dia, continuamente, suas habilidades de programador, colocando em prática os conceitos aprendidos. Porém, fiz minha parte e tentei ajudá-lo com esta tarefa, apontado a direção, mas o caminho quem percorrerá é você. Eu fico por aqui, e nós nos vemos no próximo tutorial.