Olá desenvolvedores, o assunto do tutorial de hoje são tags em JSP. Em JavaServer Pages, as tags ajudam a separar a lógica de negócio da lógica de apresentação. Objetivando uma criação de conteúdo dinâmico as tags em JSP determinam como um dado trecho de código irá se comportar. Dessa forma temos que os códigos escritos entre <% %> são chamados de scriptlets.
Os scriptlets são um trecho de código escrito entre <% %>. A palavra scriptlet é a composição da palavra script (pedaço de código em linguagem de script) com o sufixo let, que indica algo pequeno.
E uma curiosidade, essa história de colocar o sufixo let em tudo parece mais uma mania da Sun, comprove por você mesmo, scriptlets, servlets, portlets, midlets, applets entre outros.
TAG EXPRESSÃO
Enfim, podemos trocar a saída out.print por uma expressão JSP, muito mais simples e prática, contendo apenas um sinal de igualdade, simplificando assim a forma de trabalhar.
<%= “Formulário de envio” %>
O mesmo procedimento faremos na instrução da página “receber-nome.jsp”. Um detalhe importante é que quando vamos trabalhar com a expressão de saída, não devemos mais utilizar o Java puro.
<%= "Nome recebido: " + request.getParameter("nome")%>
Essas são apenas alterações que permitem a escrita de menos códigos, além de de serem mais objetivos. Entretanto, não representam nenhuma mudança na apresentação da nossa página.
TAG DECLARATIVA
As tags declarativas são expressas da seguinte forma <%! %>. Com elas podemos, por exemplo, declarar variáveis. Por exemplo, vamos simular um contador na página index.jsp.
<%! int cont = 0; %>
<%="visittantes" + cont++ %>
Podemos também, por exemplo, implementar o método que quisermos dentro da tag declarativa. Como por exemplo o método para retornar o triplo de um dado número.
<%! int cont = 0;
public int retorna(int n0){
return n * 3;
}
%>
<%= retorna (2)%>
PROBLEMA COMUM
É comum acontecer do console exibir a mensagem de log, esta mensagem indica um erro e impede que o projeto funcione.
“INFORMAÇÕES: At least one JAR was scanned for TLDs yet contained no TLDs. Enable debug logging for this logger for a complete list of JARs that were scanned but no TLDs were found in them. Skipping unneeded JARs during scanning can improve startup time and JSP compilation time.”
SOLUÇÃO:
Para solucionar o problema acima você pode mudar a versão do Apache Tomcat para uma versão mais nova; atualizar os JAR da pasta lib para uma versão mais nova inclusive a do PostgreSQL ou reiniciar o computador após mudanças.
EM POUCAS PALAVRAS
Não é recomendado a inserção de código referente as regras de negócio dentro de tags JSP, entretanto, em alguns pode ser útil. Eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.