Olá desenvolvedores, depois de falarmos sobre arquiteturas MVC, Frameworks ORM,  falaremos hoje sobre os web services. Isto é, como eles funcionam e sua importância. Os web services, ou serviços web são um conjunto de métodos ou funções de uma aplicação. São uma arquitetura estrutural que permite a comunicação entre diversos serviços web. Ainda que tenham sido desenvolvidas sob diferentes linguagens.

Um exemplo de web services, é o serviço de rastreamento dos Correios, por meio do qual a partir de um código é possível rastrear um determinado pacote. Como o são também a consulta a um CEP, ao CPF. E ainda os serviços de consulta de Nota fiscal, consulta a Imposto de renda, aplicativos bancários e a lista segue.

O que todos estes serviços tem em comum é a estrutura de arquitetura que possibilita a utilização desses serviços via web, consultando um servidor. E é importante que você desenvolvedor, entenda bem sobre esta tecnologia. No curso de Formação Java Web trabalhamos com a arquitetura REST – Representational State Transfer (Transferência de Estado Representacional) e o serviço web RESTful.

De forma simplificada a arquitetura REST entende cada aplicação web como um conjunto de recursos, que representam um estado (conteúdo) particular de um aplicativo. Ao acessar este recurso, você pode além de estar transferindo este estado, poderá estar alterando-o.

BOAS PRÁTICAS

As boas práticas ao se trabalhar com web services exploram a consulta constante ao manual. E assim conhecer os parâmetros que serão passados e como eles serão recebidos. Visto que os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados. E dessa forma cada aplicação pode ter a sua própria “linguagem”, que é traduzida para uma linguagem universal, um formato intermediário como XML, Json, CSV, etc.

Considere uma empresa cujo servidor cloud hospeda um serviço de streaming (web services). Este serviço constitui uma aplicação que poderá ser acessada por diferentes plataformas, de qualquer lugar do mundo.

Neste contexto os serviços web para as empresas podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana.

E novamente, independente de linguagem o web service pode ser acessado por diferentes dispositivos. Além de por aplicações desenvolvidas em diferentes linguagens.

EM POUCAS PALAVRAS

A Wikipédia sintetiza os web services dizendo se tratar de “uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Assim, novas aplicações podem interagir com aquelas que já existem e garantir que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis”. Então é isso, eu fico por aqui nos vemos no próximo tutorial.