Olá desenvolvedores, continuar a estudar listas, hoje vamos criar e percorrer uma nova lista. E a lista que vamos criar, será uma lista de alunos. E olha que incrível o quanto já avançamos. Depois de aprendermos os conceitos de listas e como implementá-las. Nós a tornamos dinâmica, e aprendemos a remover itens da lista, e não somente um, mas vários itens a cada iteração.
Então, até o momento estamos inserindo um aluno, e para este aluno adicionando quatro disciplinas. E este é o problema, só podemos adicionar um aluno. Mas nós queremos mais. O nosso desafio agora, é podermos inserir quantos alunos desejarmos, e para cada um aluno inserido, inserir as suas respectivas disciplinas.
Bora encarar este desafio? Então o nosso primeiro passo será instanciar essa lista na classe principal. E lembrando que instanciar é o mesmo que criar um objeto. Estamos assim, criando uma nova lista.
List<Aluno> alunos =new ArrayList<Aluno>();
ATENÇÃO! Sim, agora muita atenção ao nosso próximo passo. Excetuando o que diz respeito a saída no console, vamos envolver todo o nosso código, dentro de um for.
E é o seguinte, lembra que o nosso processo busca um crescimento sólido, porém gradativo? Dessa forma, vamos combinar que inicialmente vamos receber apenas dois alunos. Mas é claro que com o conhecimento adquirido e com o que irá aprender, você será capaz de inserir na lista quantos alunos desejar. É só colocar a cabeça para funcionar. Vamos a implementação do laço de repetição.
IMPLEMENTANDO O LAÇO DE REPETIÇÃO FOR
Portanto, tendo criado a estrutura da lista, dentro no for o sistema irá pedir o nome do aluno, e na sequência instanciá-lo. Prosseguindo, o nome do aluno será “setado”, e o passo seguinte diz respeito as disciplinas. Ou seja, ele vai pedir o nome das quatro disciplinas e as notas, instanciar, “setar” os dados e adicionar na lista.
Agora, no final do for, antes do fechamento do mesmo, vamos adicionar o aluno a lista.
alunos.add(aluno);
Mas calma, não acaba aqui. Será necessário ciar uma estrutura de repetição, dessa vez utilizaremos o foreach, para percorrer a lista de aluno. E todo o código referente a impressão dos dados na tela para o usuário, será movido para dentro deste foreach.
E por fim a variável aluno que está no nosso código para imprimir na tela, deverá ser a mesma do for. Então, se necessário proceda com as devidas correções.
O que acabamos de fazer foi instanciar uma lista de alunos. E colocamos todo o bloco de código dentro de um for que é o responsável por determinar quantos alunos iremos solicitar ao usuário. Os dados serão injetados e adicionados a lista de alunos. No final criamos um segundo for com a responsabilidade de percorrer a lista e exibir os dados injetados no console.
Ao executarmos o algoritmo, após processar os dados do primeiro aluno, ele voltará ao inicio do for e começará a interação para o segundo aluno.
A saída do nosso programa ficará como mostrado abaixo.
EM POUCAS PALAVRAS
Seguimos avançando de forma a consolidar os conhecimentos que estão sendo adquiridos sobre listas. Ao mesmo tempo, estamos construindo um sistema cada vez mais interativo. E claro, a cada aula adicionamos uma nova funcionalidade, que nos permite exercitar a lógica de programação.
Agora feche este tutorial e comece a implementar seu próprio sistema. Mas claro, sempre que as dúvidas aparecerem, volte ao tutorial, assista novamente a aula, tente encontrar e solucionar sozinho o problema. É esta capacidade que o fará se destacar, a capacidade de criar soluções, e resolver problemas.
E para motivá-lo a estudar cada vez mais, se dedicar e batalhar em ser um programador cada vez melhor. Um programador capaz de criar soluções, vou deixar este vídeo. Nos vemos no próximo tutorial.