Olá desenvolvedores, hoje vamos falar sobre os tipos primitivos de dados e variáveis. Relembrando que variável é um espaço reservado na memória para armazenar dados em tempo de execução de um programa. Sabemos ainda que quando criamos uma variável atribuímos um nome a ela, este nome é o identificador.

Identificador é o nome que usaremos para referenciar uma variável ao longo do programa. Mas também precisamos determinar, informar para o computador que tipo de dado/informação esta ou aquela variável irá armazenar. Se será um valor do tipo numérico, do tipo texto ou do tipo lógico.

A linguagem Java nos apresenta dois tipos de dados, os tipos primitivos e os tipos por referência. Trataremos neste tutorial dos tipos primitivos de dados – boolean, byte, char, short, int, long, float e double. Entretanto, a título de conhecimento, os tipos por referência são as classes que especificam os tipos de objeto Strings, Arrays e Objetos.

Naturalmente uma variável do tipo primitivo pode armazenar tão somente um valor do seu tipo por vez.

TIPOS PRIMITIVOS

Os tipos primitivos existem em qualquer linguagem. E existem para que possamos representar o tipo mais simples de dados, como dados numéricos, de texto e lógico. Com os tipos primitivos representamos aqueles tipos de informação mais usuais e básicos.

Além disso, no instante em que declaramos uma variável podemos também atribuir um valor a ela. Por padrão, variáveis dos tipos byte, char, short, int, long, float e double são inicializadas com zero. Ao passo que variáveis do tipo boolean são inicializadas com false.

ESTRUTURA DE VARIÁVEIS

A declaração de uma variável compreende três elementos, tipo, identificador (nome) e valor. Outro ponto que deve ser levado em consideração no momento da declaração da variável é o seu tamanho em bits. Visto que dependendo da escolha, uma variável pode ocupar mais espaço na memória do que realmente precisa.

Há ainda outros dois importantes aspectos que valem a pena ressaltar, o primeiro diz respeito a atribuição de valores. Você pode, no momento da declaração atribuir a uma variável do tipo primitivo um valor definido por você, programador.

Em suma, para criarmos uma variável precisamos, nesta ordem, informar o tipo de informação que ela irá armazenar e um nome que a identificará. E em alguns casos, atribuir um valor a ela. Veja abaixo o exemplo de declaração de variável.

E ainda, existem dois tipos primitivos para armazenamento de valores de ponto flutuante, o float e o double. Onde o tipo double armazena variáveis de precisão dupla de 15 dígitos. E as variáveis do tipo float que podem representar valores com até 7 dígitos. E que representam números de ponto flutuante de precisão simples.

ESCOPO DE VARIÁVEIS

Escopo de variável é a regra que determina o tipo de acesso que ela terá, se local ou global. Assim sendo, temos que as variáveis locais são aquelas que são declaradas dentro do bloco de uma função. Portanto, sendo acessíveis apenas dentro do corpo da função. Isto é, não podem ser acessadas ou modificadas fora do escopo da função.

Por sua vez as variáveis globais por default devem ser acessíveis em qualquer parte do programa. Devem estar acessíveis a todos os métodos e funções, assim, são declaradas fora de todos os blocos de funções. Variáveis globais existem durante todo o tempo de execução do programa.

Veja o exemplo abaixo onde declaramos uma variável global [STATIC INT NUMEROA = 25] e a variável local [INT NUMEROB = 25]. Na sequência criamos um segundo método, [metodo()]. Ao pressionarmos as teclas [CTRL + ESPAÇO] a variável global se mostra acessível dentro do método criado.

Relembrando, não importa o tamanho ou a complexidade de um sistema, ele terá um e somente um método executável. E este método é o [main]. Aliás, precisamos chamar o método criado dentro da classe principal para que possamos imprimir a variável global. Mesmo ela sendo acessível em qualquer lugar do programa.

PALAVRAS RESERVADAS

Algo comum a todas linguagens de programação são as palavras reservadas. Tais palavras possuem um significado especial e estão reservadas para o uso da gramática da linguagem. Assim sendo, não podendo ser utilizadas para identificar variáveis.

Por exemplo, na linguagem de programação Java, um desenvolvedor não pode utilizar uma variável com o nome “for”. Visto que esta palavra é reservada para compor blocos de repetição.

Todas as palavras reservadas são escritas com letra minúscula, e ficam destacadas. Existem hoje 52 palavras reservadas, daria um enorme trabalho memorizar todas elas, não é? Então como proceder? Você verá que em sua rotina de programador algumas você usará com frequência. Outras raramente e ainda existem aquelas que talvez você nunca utilize.

Assim sendo, com o tempo você se familiarizará com as que mais utiliza e de forma automática conseguirá memoriza-las. Mas listamos alguns exemplos daquelas que são mais utilizadas.

  • CONTROLE DE PACOTESimport: Importa pacotes ou classes para dentro do código; package: especifica a que pacote todas as classes de um arquivo pertencem;
  • MODIFICADORES DE ACESSOpublic: modificador de acesso público que permite acesso de qualquer parte; private: modificador de acesso privado que permite acesso apenas dentro da classe; protected: modificador de acesso protegido que permite acesso por classes no mesmo pacote e subclasses.
  • VARIÁVEIS DE REFERÊNCIAsuper: utilizado para referenciar a superclasse; this: faz  referência à instância atual do objeto.
  • TIPOS PRIMITIVOSboolean: é um tipo primitivo lógico indicando verdadeiro ou falso; byte: tipo primitivo inteiro com 8 bits de comprimento (signed).

EM POUCAS PALAVRAS

É importante lembrar que o nome e o valor da variável têm sempre que corresponder ao dado que ela representa. E que as variáveis locais (assunto que será melhor abordado em outro tutorial) não são inicializadas por padrão.

Neste tutorial aprendemos sobre tipos de dados, dados primitivos, palavras reservadas, variáveis, escopo e estruturas. Bem como aprendemos como funciona a declaração e inicialização de uma variável. Conhecimentos sem os quais é impossível programar.

Então, como sempre deve ser, estude, entenda, internalize esses conceitos e pratique até que não reste mais dúvidas. E conte sempre comigo e minha equipe.