Olá desenvolvedores, hoje vamos trabalhar com classes e pacotes em Java. Podemos entender classe a partir do conceito de orientação a objetos. Como você sabe, Java é uma linguagem orientada a objetos. E, objeto é qualquer coisa do mundo real que possa ser representado em um programa de computador.
VÍDEO – Criando e compilando nosso primeiro projeto Java
Assim, é neste contexto de representação do mundo real por meio de objetos que as classes estão inseridas, isto é, classe é um modelo que utilizamos para representar objetos do mundo real. As classes podem conter atributos e métodos que representam as características e o comportamento do objeto que ela identifica.
Com efeito, declarar uma classe é algo simples, basta seguir a estrutura. Primeiro especifique o modificador de acesso, seguido da palavra reservada class e o nome da classe. E por fim entre chaves os elementos que representam as características e o comportamento da classe, atributos e métodos respectivamente.
O modificador de acesso é o que definirá que tipo de visibilidade a classe terá, se ela será public, private ou default. Do outro lado, por convenção, nomes de classes possuem a primeira letra maiúscula. Sugestões de boas práticas propõem para a classes o uso de nomes objetivos e palavras sem abreviações.
No tutorial anterior, mencionamos o uso dos pacotes (package). Os pacotes são estruturas imensamente úteis para o gerenciamento de classes. Aliás, quanto mais classes existentes em um projeto, mais importante são os pacotes não só para gerir as responsabilidades das mesmas. Mas também para separá-las e organizá-las.
PACOTES (PACKAGES)
A palavra reservada package é utilizada para indicar que uma classe faz parte de um pacote. É importante observar que esta é a primeira instrução em um arquivo fonte, ela vem antes de qualquer import.
package cursoJava.executavel;
Outra importante observação é que um arquivo fonte pode conter inúmeras ou nenhuma classe. Porém, classes compiladas sempre estarão em pacotes e não em arquivos de código fonte.
O uso de pacotes apresenta algumas vantagens, como a possibilidade de existência de classes com o mesmo nome, mas em pacotes diferentes. Tal cenário ilustra outra possibilidade interessante. O cenário onde podemos referenciar uma classe tanto pelo seu nome completo. Bem como pelo nome do pacote seguido por ponto e o nome da classe.
Enfim, até o momento falamos dos pacotes criados pelo programador, mas existem também os pacotes nativos do Java. Como por exemplo, o java.lang que permite o uso das classes System e String sem necessariamente serem explicitamente importadas. Não se assuste se em sua carreira como programador encontrar projetos com mais de 100 pacotes.
CRIANDO PACOTES (PACKAGES)
Criar um pacote em Java é até mais simples que a criação de projetos. Assim sendo, a partir de um projeto criaremos nossos pacotes. Clique com o botão contexto do mouse (botão direito) sobre a pasta src [NEW -> PACKAGE]. Observe que a tela New Java Package que será exibida já traz especificado o nome da pasta source – src.
No campo name, defina o nome do pacote, a título de didática vamos chamá-lo de [CLASSE.EXECUTAVEL]. O uso do ponto (.) significa que estamos criando uma pasta dentro de outra pasta, clique em [FINISH].
Agora sabemos que nossas classes se organizam dentro de pacotes. Dessa forma, clique com o botão contexto do mouse sobre o pacote que acabamos de criar e selecione [NEW -> CLASS].
Não fiquem bravos. Mas poderíamos ter clicado sobre a pasta source, selecionado[NEW -> CLASS] e criado de uma única vez, classe e pacote. E por que não o fizemos? Para que você conheça outro caminho, e também porque estávamos em um contexto onde falávamos especificamente sobre pacotes.
IMPORTANTE: Ainda sobre pacotes, atentem-se para o fato de que nome de pacotes nunca podem iniciar com a palavra Java. Se o fizer, o erro abaixo será exibido.
CLASSES
Agora, falando sobre pacotes e classes, vamos dar nome a nossa primeira classe:
Lembra quando falamos que o uso do ponto (.) significava que estávamos criando uma pasta dentro de outra pasta? Vamos entender melhor esse conceito. Novamente, clique com o botão direito sobre o pacote e selecione [PROPERTIES -> RESOURCE]. No campo [LOCATION] o caminho apontado ilustra muito bem essa estrutura de pastas e subpastas.
Para explorar esta pasta, basta clicar sobre a seta amarela (Show In System Explorer), e seguir o caminho até a classe.
MÉTODO MAIN
O próximo passo é criarmos o método principal – auto executável, o método main. Não importa o tamanho ou complexidade de um projeto, em Java sempre haverá um método main(String[]) e somente um.
O método main possui acesso público (public), não possui retorno (void) e recebe sempre um parâmetro array do tipo String. Assim, toda classe que define um método auto executável – public static void main (String[]), deve ser obrigatoriamente pública.
Caso não exista uma classe main, a seguinte mensagem de erro será exibida, “Exception in thread ‘main’ java.langNoSuchMethodError: main”.
Sugiro que inicialmente você se habitue a escrever o método completo na mão. Sabendo o que significa cada coisa, para entender e gravar, sempre nesta ordem. Até porque, uma vez entendido determinado assunto, automaticamente não se esquecerá mais.
Mas caso não queira ter o trabalho de digitar essa “extensa” linha de código, basta combinar algumas teclas. Digite main, mantenha a tecla [CTRL] pressionada e aperte [ESPAÇO], e [ENTER], o Eclipse gerará automaticamente o código para você.
EXECUTANDO O PRIMEIRO PROGRAMA EM JAVA
Agora você deseja imprimir alguma coisa no terminal. Ok, então escreva [sysout [CTRL + ESPAÇO]-> ENTER] e o eclipse automaticamente completará para você System.out.Println. Abra aspas dentro dos parênteses e escreva alguma mensagem, como “meu primeiro programa em Java”.
Para executar nosso primeiro programa em Java clique com o botão direito sobre a classe “PrimeiroProgramaJava.java”. Agora selecione [RUN AS -> APLICATION -> OK].
E veja no console o resultado do nosso programa compilado. Pode acontecer que na sua perspectiva a aba “console”, onde será exibida a saída do seu programa não esteja aparecendo. Não se preocupe, para exibi-la na barra de menu vá em [WINDOW -> SHOW VIEW -> CONSOLE].
AUMENTANDO A FONTE DO EDITOR DE CÓDIGO
Se assim como eu, você também tem dificuldades com letras menores e tem preferência por fontes maiores. Proceda da seguinte forma, na barra de menu vá em [WINDOW -> PREFERENCE -> GENERAL -> APPEARENCE -> COLORS AND FONTS]. Busque por [JAVA -> JAVA EDITOR TEXT FONT (…) -> EDIT DEFAULT …]. Escolha o tamanho da fonte desejada e se quiser, poderá mudar inclusive o tipo da fonte e estilo.
EM POUCAS PALAVRAS
Que bacana, rodamos nosso primeiro programa em uma IDE. Espero que tenha sido consistente em seus estudos e que esteja dominando os principais conceitos importantes para nossos próximos passos.
Hoje aprendemos sobre package e o porquê de eles serem tão importantes. Conversamos sobre classes e vimos onde elas se encaixam nas estruturas dos pacotes. E como em programação um contexto, um conceito é sempre complementar a outro, estamos constantemente revisando nosso extenso conteúdo.
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