Olá desenvolvedores, estamos de volta para mais um tutorial, ainda sobre o ECLIPSE IDE, vamos criar nosso primeiro projeto Java. A esta altura espero que você já tenha baixado e instalado o JDK. Bem como, configurado as variáveis de ambiente, e já está com o seu ambiente de programação preparado.

VÍDEO – Criando nosso projeto Java

Mas se ainda resta alguma dúvida sobre alguns dos procedimentos citados acima. Ou se ainda não domina bem alguns dos conceitos passados anteriormente. E se você é aluno do Formação Java Web, sugiro que revise as aulas. Mas se não é, se você apenas nos acompanha por aqui, então revisite nossos tutoriais para sanar suas dúvidas.

Mas espero que você não demore a se juntar a essa grande e forte comunidade de Java web da JDev Treinamento. E mude logo os rumos da sua carreira.

Quando compilamos nosso primeiro programa, foi utilizado um arquivo de texto (bloco de notas) do Windows. Escrevemos nossos primeiros códigos em linguagem Java e o salvamos com a extensão .java. Qual pôde ser executado utilizando recursos do Terminal de Comando.

Então vamos agora executar este mesmo programa no eclipse, mas para isso precisamos antes criar um projeto.

ECLIPSE IDE: PRIMEIRO PROJETO

Em um primeiro contato com qualquer IDE, ela pode parecer uma ferramenta demasiadamente complicada. Visto que oferece muitos recursos, menus repletos de termos os quais você jamais ouviu falar. E você que está iniciando agora neste universo da programação pode ficar receoso, mas já adianto, tranquilize-se.

No que diz respeito ao Eclipse, nossa ferramenta de trabalho, ela é uma IDE muito simples. Obviamente tal simplicidade começará a se apresentar para você a medida em que for adquirindo maior familiaridade com a ferramenta. A medida em que for conhecendo os atalhos, as funcionalidades específicas dentre outras inúmeras facilidades.

Meu conselho é simples, explore a ferramenta, seja curioso, crie seus próprios códigos, analise. Estude e busque por funcionalidades que podem auxiliá-lo em seu trabalho. Este não é só o caminho mais fácil, é o único caminho, para quem deseja aprender algo novo. Então prepare-se para passar dias e horas debruçado sobre o conteúdo que deseja assimilar.

CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

Mas vamos lá, antes de criarmos nosso primeiro projeto, há ainda algumas configurações que precisamos fazer no Eclipse. Vamos a elas, no menu [WINDOW -> PREFERENCE], na janela [PREFERENCE] busque por [JAVA -> INSTALLED JRES], clique em [EDIT…].

Neste momento é importante ressaltar que não importa a versão que você esteja utilizando. Não importa se é a 8, 9, 10 ou superior, o procedimento será o mesmo.

Em [JRE home] aponte para o caminho da pasta do JDK e em [JRE name] escreva apenas jdk, e clique em [FINISH]. Depois em [APPLY] na tela do Installed JREs. Essas configurações iniciais são muito importantes para evitarmos problemas no futuro.

No menu lateral a esquerda na janela PREFERENCES, clique em [COMPILER]. Verifique se em [COMPILER COMPLIANCE LEVEL] o caminho apontado é o da versão que está utilizando. Se sim [APPLY AND CLOSE], se não faça o apontar para o caminho correto, aplique e feche.

Agora estamos prontos para criarmos o projeto, vá em [FILE -> NEW -> OTHER], selecione a opção [JAVA PROJECT].

[JAVA PROJECT -> NEXT], em PROJECT NAME escolha um nome para o seu projeto, eu escolhi “primeiro-programa-java”. Na opção de configuração do JRE, aponte para o que acabamos de configurar. Faça isso escolhendo a opção [USE A PROJECT SPECIFIC JRE -> JDK]. Após clique em [NEXT -> FINISH].

Se após clicar em finish, uma janela pedindo para criar um new module-info.java for exibida, apenas clique em [DON’T CREAT]. A próxima tela deverá ser da Open Associated Perspective, pedindo para mudar a perspectiva, marque a checkbox [REMENBER MY DECISION]. E clique em [NO]. Não desejamos mudar a perspectiva do nosso workspace.

ANALISANDO O 1º PROJETO EM JAVA

Tendo criado nosso projeto, vamos então analisá-lo para podermos compreender a estrutura do que acabamos de criar. Podemos visualizar o projeto na janela Package Explorer, que por sua vez está disponível na perspectiva do Java. É nesta janela que visualizaremos todos os nossos projetos.

É legal poder enxergar como tudo o que aprendemos, vai, na medida em que avançamos, se conectando, não é verdade? Enfim, o projeto [PRIMEIRO-PROGRAMA-JAVA] está assim estruturado:

  • NOME DO PROJETO: Esta pasta é a raiz do projeto. Todo o contexto do projeto, estrutura e configuração estão dentro dela. É também dentro desta pasta que se encontra a pasta [.METADATA], lembra?
  • PASTA SRC, quando compilamos nosso primeiro programa, lembra que criamos esta pasta [PASTA SRC – SOURCE]. Naquela ocasião mencionei que se não a criássemos, o nosso programa não compilaria. E é verdade, a pasta src é a mais importante de um projeto Java.
  • É dentro do diretório src que estarão presentes todas as classes que criarmos. Todos os pacotes, alguns arquivos de configuração, de propriedades, e outros que em tempo serão apresentados a você.
  • JRE SYSTEM LIBRARY: Esta é a biblioteca. Você verá que dados projetos exigem esta ou aquela biblioteca, e elas estarão dentro desta pasta. Daí a importância da configuração que fizemos no início deste projeto. Momento onde referenciamos o JRE, no nosso caso apontando para a pasta JDK.

ERROS MAIS COMUNS

Até chegarmos a este ponto percorremos um longo caminho, que em suma nos exigiu o conhecimento de vários conceitos importantes. Como por exemplo, o que é e as principais diferenças entre JVM, JRE e JDK. Configuramos as variáveis de ambiente e o próprio Eclipse.

E agora você não tem mais dúvidas, sabe que precisa da JVM para executar um programa em Java. E que como desenvolvedor você precisa ter o JDK instalado. Ao passo que para o usuário final importa apenas o JRE.

É comum entre os iniciantes, na ânsia de já querer sair desenvolvendo ignorar alguma das etapas mencionadas acima. Para inevitavelmente ter seus anseios frustrados, sendo necessário voltar ao ponto de partida para proceder com todas as configurações. Não cometa este erro.

Aqui mesmo em nosso site temos uma série de tutoriais que poderão auxiliá-lo em todos estes passos.

IMPORTANTE: para mudar de JRE para JDK e vice-versa, basta seguir o passo a passo que fizemos hoje. Recordando: [WINDOW -> PREFERENCES -> JAVA -> INSTALLED JRES].

EM POUCAS PALAVRAS

Aprendemos hoje a configurar o Eclipse com o principal objetivo de evitar problemas no futuro. Tal necessidade se baseia em minha experiência profissional, são mais de 10 anos como programador Java. Ou seja, já testemunhei muitos problemas, consequência resultante da não referência feita de forma correta ao JRE.

Assim sendo, criamos o nosso primeiro projeto. Partindo da compreensão que mesmo o programa mais simples desenvolvido em Java, deve obedecer a esta estrutura. Bem como respeitar os padrões da linguagem.

Dessa forma deixamos o ambiente de programação pronto para o nosso primeiro programa. Obviamente isso não é tudo, falta ainda criarmos os pacotes Java. Grosso modo, pacotes são uma estrutura criada para um melhor gerenciamento das classes e suas responsabilidades. E falando em Classes … bom, este é um assunto para o próximo tutorial, te vejo lá.

 

Curso de programação para você

Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.

🙂

Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.


curso de java profissional

Full-Stack Web Java EE

Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.

Conhecer Curso


Lógica de Programação

Lógica de Programação

Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..

Conhecer Curso