Olá desenvolvedores, o bate papo de hoje é sobre o ambiente de desenvolvimento do Eclipse IDE – Integrated Development Environment. Em tradução livre IDE significa, Ambiente Integrado de Desenvolvimento. Vamos fazer o donwload e falar um pouco sobre os benefícios de se utilizar uma IDE.
VÍDEO – ECLIPSE IDE: UMA BREVE DESCRIÇÃO
O objetivo das IDE’s é auxiliar no desenvolvimento, seja de um sistema ou aplicativo, sem se intrometer na vida do programador. Elas permitem aos desenvolvedores otimizar o tempo gasto escrevendo linhas e mais linhas de código. As IDEs apresentam inúmeras vantagens, principalmente quando comparadas com os EDITORES DE CÓDIGO-FONTE.
Assim, sobre os editores de código-fonte, eles são amplamente utilizados para o desenvolvimento de sites. Um editor de código-fonte nada mais é que um programa de edição de texto. Entretanto, projetado especificamente para editar códigos de programas de computador, sites e outras aplicações.
Assim, a título de conhecimento podemos citar notepad++, Atom, Brackets, Vim, HTML Kit, Microsoft Visual Studio Code, Code Anywhere.
CONHECENDO MAIS SOBRE IDE’S
Ao passo que a IDE possui todo um ambiente de desenvolvimento voltado para uma linguagem de programação. Considerando todo o ecossistema e suporte integrados que envolvem a linguagem. São exemplos de IDES para programar em Java: JCreator, BlueJ, Intellij IDE, NetBeans e o Eclipse. Sendo este último o ambiente de programação Java mais utilizado no mundo, e que também é a IDE padrão do Formação Java Web.
Mas o que devo levar em consideração no momento de escolher qual IDE utilizar? Basicamente você deve levar em consideração três aspectos:
- COMPATIBILIDADE DA LINGUAGEM: Algumas IDE’s são desenvolvidas especificamente para atender as necessidades de uma linguagem específica. Um exemplo deste tipo de IDE é a ferramenta IntelliJ voltada para a linguagem Java.
- IMPACTO NA PERFORMANCE: O impacto na performance do sistema é realmente algo qual o desenvolvedor deve estar atento. Em dadas circunstâncias é importante saber antecipadamente se a IDE consome muitos recursos de máquina ou não.
- UTILITÁRIOS DE AUTOMAÇÃO: Editor de texto, auto complete, debugger, refatoração e pesquisa de código. Estes são recursos muito importantes para considerar no momento de escolher a IDE ideal para trabalhar em seu projeto.
CONHECENDO O ECLIPSE
O Eclipse é uma IDE que originalmente foi desenvolvida pela International Business Machines Corporation ou como é comumente conhecida, IBM. Lançado em 7 de novembro de 2001, sob a licença EPL – Eclipse Public Licence, foi desenvolvido em Java. O orçamento para o desenvolvimento da IDE ultrapassou a barreira dos 40 milhões de dólares. Posteriormente a IBM doou o código-fonte para a comunidade open-source.
O Eclipse é uma ferramenta totalmente baseada em plugins. Em outras palavras significa que o programador pode utilizá-lo para desenvolver em outra linguagem, como por exemplo, C/C++ ou PHP. E ele pode fazê-lo a partir da instalação de plugins.
O download da IDE pode ser feito no site oficial, Eclipse Foundation. E este é um momento muito delicado. Visto que é exatamente neste ponto que reside a primeira grande dúvida do programador iniciante. Qual versão baixar diante da infinidade de opções disponíveis?
As muitas opções apresentadas no momento de escolher que tipo de instalação fará são, na verdade, plugins. E na verdade estes plugins poderão ou não serem incorporados em seu Eclipse. E ainda, leia a descrição de cada opção, se você vai programar em Java não faz sentindo baixar uma versão para PHP. Se vai programar Java Web, também não faz sentido fazer o download da versão Java para desktop.
Em todo o caso, se você deseja desenvolver aplicações web em Java. Aliás, foco do nosso curso, então deverá baixar o Eclipse IDE for Java EE Developers. Pois trata-se de um plugin que já vem incorporado com recursos para se trabalhar com todo o ecossistema necessário. Servers, JSP, JPA, JSF, entre outras “tecnologias” que fazem parte do escopo do Java EE.
DOWNLOAD DO ECLIPSE
IMPORTANTE: A Versão para as aulas do Formação Java Web tem que ser Java EE (Web). Observe as informações que estão à direita na imagem abaixo. Elas trazem as opções de sistema operacional e arquitetura 32 ou 64 bits. Escolha a adequada ao seu sistema e faça o download. Este passo é simples e intuitivo.
Uma vez baixado o Eclipse, descompacte a pasta, copie ou recorte e cole a mesma descompactada no diretório (C:\). Dentro da pasta do Eclipse procure pelo ícone “Aplicativo”, dê dois cliques sobre ele e o execute.
Você pode também criar um atalho clicando com o botão contexto do mouse sobre o ícone. E escolher entre “Fixar na Barra de Tarefas” ou “Enviar para a Área de Trabalho”.
TRABALHANDO COM WORKSPACE
Quando abrimos o Eclipse, na janela “Eclipse IDE Launcher” a primeira providência que ele nos pede para tomar é apontar para o diretório correto. Isto é, para indicar em qual diretório está nossa Workspace ou Espaço de Trabalho.
Workspace é o diretório onde os arquivos do projeto, ou os diversos projetos em que estivermos trabalhando ficarão armazenados. Clique em [LAUNCH] para ser direcionado para a tela de boas-vindas “Eclipse Java EE IDE for Java Developers”.
Observe a parte inferior à esquerda, da janela “Workspace Launcher”. Nela contém tem uma checkbox com a seguinte informação: “Use this as the default and not ask again”. Se você deseja que a Workspace corrente seja o seu espaço de trabalho padrão, marque-a.
O Eclipse é estruturado em views e ao o compor estas views o Eclipse exibe o que é chamado de perspectiva. Quando clicamos na opção Open Perspective, uma janela de mesmo nome é exibida. E podemos escolher qualquer uma das opções na lista que ela exibe.
De acordo com a perspectiva utilizada ele reestrutura a views adequando-a a perspectiva escolhida. Este é um recurso muito útil. Haja vista que entre outros benefícios poupa-nos o trabalho de ter que ficar configurando as views. Ou seja, adequando-a para corresponder ao trabalho que vamos executar.
E claro, você pode customizá-la de acordo com as suas preferências. Clique na opção de menu [Window > Show view] uma lista de views será exibida. Se a view que você busca não estiver nesta lista, clique na última opção – “Other”, para ser redirecionado para uma nova janela. Esta exibirá em categorias todas as views.
DIRETÓRIO .METADATA
Outro aspecto que você, programador, deve conhecer, é importante estar atento ao diretório ou pasta .metadata. Esta .metadata é uma pasta de gerenciamento de dados – os metadados, que são gerados no Workspace. Sempre que um novo espaço de trabalho é iniciado, um novo diretório .metadata é criado.
Essa pasta registra todas as suas ações no Workspace. Eeja esta ação uma mudança de perspectiva, personalização do tema, organização da views ou plugins instalados. Enfim, tudo o que faz, todas as configurações feitas a partir do seu espaço de trabalho são armazenados neste diretório.
IDE’S EM POUCAS PALAVRAS
Aprendemos hoje a diferença entre Editores de código-fonte e as IDE’s. O primeiro é voltado ao desenvolvimento de sites e aplicações de mesma natureza. As IDEs por sua vez, cumprem a missão de facilitar a vida do programador. Entre outros benefícios conferindo mais velocidade ao trabalho a partir de todos os seus plugins e recursos.
Fizemos o download do Eclipse para a versão Java EE de desenvolvimento web. E exploramos um pouco este ambiente de desenvolvimento que será nossa principal ferramenta de trabalho durante todo o curso. Aprendemos sobre views e perspectivas, qual sendo estruturada de forma correta, poderá facilitar e muito o nosso trabalho.
Caros colegas programadores, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais, agora sobre a IDE Eclipse. Que é uma das mais populares entre os desenvolvedores da linguagem Java. Compartilhe sua opinião com a gente, deixando seu comentário, sua dúvida ou sugestão.
Curso de programação para você
Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.
🙂
Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.
Full-Stack Web Java EE
Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
Lógica de Programação
Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..