Olá desenvolvedores, tudo bem com vocês? uma vez terminada a instalação do JDK, é chegada a hora de configurar as variáveis de ambiente. São elas as responsáveis pelo bom funcionamento do nosso ambiente de desenvolvimento. Assim como estão diretamente relacionadas a execução de programas em Java.
VÍDEO – VARIÁVEIS DE AMBIENTE: CONFIGURAÇÃO
As principais variáveis de ambiente a serem configuradas são a JAVA_HOME e JRE_HOME, que são específicas do Java. Mas temos ainda a PATH que é utilizada por todo o sistema para indicar diretórios que devem ser considerados. Em casos quando um caminho relativo for utilizado na execução de um programa. E por fim a CLASSPATH, utilizada para indicar os diretórios que contêm arquivos com definições de classe.
Mesmo que constatado o correto funcionamento do Java sem a configuração das variáveis de ambiente, é uma boa prática fazê-lo. Ou no mínimo checar, até mesmo para evitar complicações futuras, “dor de cabeça” e perda de tempo.
ATENÇÃO: Antes de começarmos de fato as configurações das variáveis de ambiente, um importante recado. Acima da versão 10 não existe mais a pasta JRE. Assim sendo, devemos tão somente configurar a variável JRE_HOME para a mesma pasta do JDK.
CONFIGURANDO AS VARIÁVEIS DE AMBIENTE
Este tutorial de configuração das variáveis de ambiente é feito utilizando o sistema operacional Win10. Portanto, algumas distinções poderão ocorrer se você utiliza alguma versão diferente desta.
- Abra o Windows Explorer. No menu à esquerda clique com o botão direito do mouse sobre o ícone [MEU COMPUTADOR >> PROPRIEDADES].
- Clique em [CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SISTEMA] e posteriormente na aba [AVANÇADO]. Na parte inferior clique em [VARIÁVEIS DE AMBIENTE].
- Em [VARIÁVEIS DO SISTEMA] você deve primeiramente procurar pelas variáveis, se não as encontrar clique em [NOVO…] para adicioná-las.
Mas se elas já existirem em seu sistema, verifique se o endereço aponta para a pasta correta. Caso não esteja apontando para o endereçamento correto, selecione-a clicando em cima delas e depois clique em [EDITAR…].
- Ainda em [VARIÁVEIS DO SISTEMA] busque pela variável [PATH], clique em [EDITAR] e adicione ao final dela [;%JAVA_HOME%\BIN].
CONFIGURAÇÃO DA VARIÁVEL EXTRA
Mas Para você que instalou a versão 10 ou superior, vamos configurar a variável extra. Em [VARIÁVEIS DO SISTEMA] busque pela variável [PATH], clique em [EDITAR]. Na tela “EDITAR A VARIÁVEL DE AMBIENTE”, clique novamente em [EDITAR]. Depois em [PROCURAR] e busque pelo caminho da instalação do JDK em seu sistema. Insira o caminho e mova para cima até que ela suba a primeira posição. Clique em [OK].
Abra o Terminal de Comando e digite , se ainda assim não funcionar, reinicie seu computador.
NOSSO PRIMEIRO PROGRAMA JAVA
Tendo configurado as variáveis de ambiente e verificado a instalação. Vamos compilar nosso primeiro programa em Java.
Primeiramente crie um diretório para salvar o arquivo que vamos criar. Por exemplo, [C:\CURSO-JAVA\SRC], obrigatoriamente temos que criar a pasta [src].
Agora abra o bloco de notas do Windows, você pode fazê-lo por meio do Executar, [WIN + R -> NOTEPAD].
Dentro do bloco de notas digite as linhas abaixo:
Sobre o método “main”, ele padrão do Java para dizer que a classe é auto executável. Isto é, assim que a classe “CursoJava” for chamada, tudo que estiver dentro do método “main” será executado.
Agora vamos salvar nosso código que por hora está em formato de texto, dentro da pasta [SRC]. Salve-o com a extensão .java.
IMPORTANTE: O arquivo.java deverá ter o mesmo nome da Classe, ficando assim, “CursoJava.java”. Em “Tipo” lembre de selecionar [TODOS OS ARQUIVOS(*.*)].
Abra o Terminal de Comando e digite [CD..]. Repita o processo até chegar a raiz do [C:\>]. Se você não lembra do nome dado a pasta digite [DIR] para listar todos os diretórios dentro do C:\.
Encontrando o diretório recém-criado digite [CD NOME_PASTA] para acessá-la, dentro do diretório acesse a pasta src [CD SRC].
Digite o comando: javac CursoJava.java e confirme [ENTER]. Observe que não acontecerá nada no Terminal. No entanto, no diretório src, você verá que um arquivo [CursoJava.class] foi criado. Este arquivo é o “programa” que criamos compilado.
Uma vez compilado, para executar o programa basta digitar o comando no Terminal. Ao pressionar o [ENTER] será executado tudo o que estava dentro do bloco executável (main) do nosso pequeno programa. A mensagem “Primeiro programa em Java” será exibida na tela.
API E DOCUMENTAÇÃO DO JAVA
O Java possui dois tipos de APIS – Interface de programação de aplicativos. A API Oficial e obviamente a principal, que necessariamente os programadores que desejam desenvolver na linguagem Java precisam usá-las.
E também as APIS que podem ser baixadas separadamente. E que deve levar em consideração a IDE utilizada, pois cada uma delas tem sua própria especificação. Mas o que é uma API?
Grosso modo uma API é um código-fonte. É um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma. Elas são desenvolvidas com a intenção de que programadores de software desenvolvam produtos associados ao serviço que a API resolve. Ou seja, para que outras aplicações a consuma.
Como exemplo podemos citar, APIS de pagamento, de impressão de nota fiscal. Em Java especificamente tem a JAI – Java Advanced Imaging. A JAI é um conjunto de interfaces que suportam um modelo de programação de alto nível, permitindo manipular imagens facilmente.
Do outro lado, em alguns casos, sendo uma extensão da API, temos a documentação. A documentação é uma espécie de manual do código-fonte. Em Java por exemplo, a documentação foi criada pela Sun Microsystems para registrar/documentar a API dos programas em Java.
A documentação traz informações sobre a linguagem. Ela traz ainda indicações de uso, especificações de funções e métodos, apontando qual o melhor uso da linguagem. E muitas vezes lançando luz a um problema, indicando o melhor caminho para resolvê-lo.
É de extrema importância e necessidade que o programador recorra com frequência a documentação e aprenda a explorá-la. Seja a documentação da API ou a própria documentação da linguagem.
EM POUCAS PALAVRAS
O formato do exemplo que acabamos de codificar não é mais usado. Porém, é interessante que você saiba que ele existe, e de certo modo, como as coisas acontecem.
Neste tutorial aprendemos a configurar as variáveis de ambiente para o correto funcionamento do nosso ambiente de desenvolvimento. E se você chegou até aqui é porque tudo está funcionando a contento.
Caros colegas programadores, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o Java. E sobre o ecossistema da linguagem que é a escolha número 1 entre os desenvolvedores.
Curso de programação para você
Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.
🙂
Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.
Full-Stack Web Java EE
Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
Lógica de Programação
Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..