Você  é aluno do Formação Java Web ou se acompanha nossos tutorias aqui na JDev Treinamento? Então você já sabe o que precisa para acessar ou para emular programas desenvolvidos em Java, o JDK. E não importa se este acesso é local ou em ambiente web. Tanto um como para o outro é necessário ter instalado em sua máquina uma JRE, que inclui a JVM.

VÍDEO – JDK – DIFERENÇAS ENTRE AS VERSÕES

O desenvolvedor provavelmente terá instalado também o JDK, que por sua vez inclui um JRE e uma JVM. Ok, e se você caiu de paraquedas neste post e não está entendendo nada. Não sabe o que significam todas essas siglas, sugiro ler nosso artigo sobre “JVM JRE E JDK: AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS”.

Quando se trata de ambiente de desenvolvimento recomenda-se que a versão do JRE e a versão do JDK sejam equivalentes. Assim, como também é interessante que você conheça o tipo do seu sistema.

Quando estamos falando do tipo do sistema, não estamos falando apenas se ele é Windows, Mac OS ou Linux. Estamos falando também da arquitetura do sistema. Entre os tipos existentes temos o sistema com arquitetura x86 é de 32bits e com arquitetura x64 é de 64bits. Entre outras, a principal vantagem das arquiteturas x64 é a capacidade de expansão da memória.

OK, agora você ficou perdido, porque talvez não tenha a mínima ideia acerca da arquitetura do seu sistema. Não se preocupe se este for o seu caso, temos um post também ensinando como descobrir esta informação, é só clicar aqui. Aliás, se estiver com tempo sugiro que comece com o post “JVM – JAVA VIRTUAL MACHINE: INTRODUÇÃO”.

Assim, você estará pronto para entender as diferenças entre JVM, JRE e JDK. Bem como estará apto para verificar se existe ou não uma versão do Java instalada em seu computador.

JDK E SUAS VERSÕES

É lugar comum entre os desenvolvedores que o ambiente de desenvolvimento Java, além das IDE’s compreende principalmente o JDK. Trata-se de um kit de ferramentas que inclui o JRE – Java Runtime Enviroment. Que por sua vez é um conjunto de bibliotecas que traz também a JVM – Java Virtual Machine. Esta, necessária para a execução das aplicações.

A primeira versão do Java Development Kit – Java 1.0 foi lançada em 1996. Desde então muitas melhorias foram implementadas como por exemplo, suporte ao uso de strings em condições do switch. Gerenciamento automático de recursos, tais como conexões a bancos de dados, I/O. Possibilidade de tratar diversas exceções em um mesmo catch (Multicatch) entre outras.

Desde 2017 a cada seis meses uma nova versão é lançada. Já foram cinco e atualmente está na versão Java SE 13.0.2. Em comunicado a Oracle reafirmou seu compromisso contínuo de acelerar a inovação entre as empresas e a comunidade de desenvolvedores.

COM A PALAVRA GEORGES SAAB

Nas palavras do vice-presidente de desenvolvimento da Plataforma Java na Oracle, Georges Saab …

O lançamento do JDK 13 é o resultado de um desenvolvimento em todo o setor envolvendo revisão aberta, compilações semanais. E ampla colaboração entre engenheiros da Oracle e membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java, via OpenJDK Community e JCP”.

Veja o que traz as melhorias na versão 13, disponibilizadas no site oficial da Oracle. Melhoria na usabilidade do recurso Application Class-Data Sharing, o que melhora a inicialização. Melhoria no gerenciamento de memória. Reimplementação da API do Legacy Socket para facilitar a manutenção, depuração e preparação de encadeamentos no modo de usuário;

Veja o que traz as melhorias na versão 13, disponibilizadas no site oficial da Oracle. Melhoria na usabilidade do recurso Application Class-Data Sharing, o que melhora a inicialização. Melhoria no gerenciamento de memória. Reimplementação da API do Legacy Socket para facilitar a manutenção, depuração e preparação de encadeamentos no modo de usuário.

Expressões de comutador (recurso de visualização) que simplifica a codificação diária. Assim como prepara o caminho para recursos futuros, como correspondência de padrões (JEP 305). E por fim blocos de Texto (recurso de Visualização): simplifica a tarefa de expressar cadeias que abrangem várias linhas de código-fonte.

FONTE: ORACLE

Entretanto, a partir da versão 10, configurações específicas passaram a ser exigidas para que versões mais recentes possam funcionar corretamente. Inicialmente vamos prosseguir com a configuração normal. Configuração esta referente as principais versões usadas até hoje, versões Java SE 7 e Java SE 8u24.

JDK: INSTALAÇÃO NO WINDOWS

Assim, posteriormente para você que instalou uma das versões mais recentes, vamos configurar a variável extra. Por hora vamos a instalação da versão baixada. Clique no executável e siga confirmando as informações apresentadas na tela [NEXT >> NEXT >> NEXT], até a tela de diálogo informando que o JDK foi instalado com sucesso.

Uma vez concluída a instalação vamos verificar se a mesma de fato foi concluída com êxito. Abra o “Terminal de Comando”, e digite o comando [JAVA -VERSION]. Sugiro que teste também o comando [JAVAC -VERSION], visto que ambos devem retornar suas respectivas versões.

INSTALAÇÃO NO LINUX: A configuração das variáveis de ambiente do Java é feita automaticamente durante o processo de instalação.

Mas este processo que no Linux ocorre de forma automática, também pode ser automatizado no Windows. Tal processo pode ser feito por meio do Gerenciador de Pacotes para Windows Chocolatey.

IMPORTANTE: Acima da versão 10 não existe mais a pasta JRE. Apenas configure a variável JRE_HOME para a mesma pasta do JDK. Veremos este passo mais adiante.  No momento estamos apenas cuidando de instalar o JDK e verificar a instalação.

ATENÇÃO: E quando a versão retornada pelo comando [JAVA -VERSION] for diferente da versão instalada? Neste caso, é preciso verificar nas VARIÁVEIS DE AMBIENTE para qual caminho elas estão apontando. Porque neste caso é possível que você já tenha uma versão instalada e a VARIÁVEL PATH, está apontando para ela.

EM POUCAS PALAVRAS

Usuários com um pouco mais de experiência podem estar neste momento impacientes, mas este passo a passo é necessário. Não pular etapas agora, pode garantir o pleno entendimento de como as coisas realmente funcionam. Além de economizar um precioso tempo no futuro.

Além do mais estamos preenchendo nossos tutorias com informações que além de comprovar o poder da linguagem. Também mostram que o Java está mais vivo do que nunca. Um idioma, uma plataforma, uma vida inteira de oportunidades.

Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre o ecossistema da linguagem que é a escolha número 1 entre os desenvolvedores. E claro, espero que tenham gostado.

 

Curso de programação para você

Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.

🙂

Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.


curso de java profissional

Full-Stack Web Java EE

Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.

Conhecer Curso


Lógica de Programação

Lógica de Programação

Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..

Conhecer Curso