Olá desenvolvedores, hoje, vamos conversar sobre estrutura de repetição, mais precisamente a instrução for. Tais estruturas compreendem um recurso amplamente utilizado em programação e que você deve aprender e dominar. Aliás, este tema já foi abordado aqui, no tutorial “ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO”.

VÍDEO AULA – ESTRUTURA DE REPETIÇÃO (VISUALG) – PARTE I.

As estruturas de repetição são muito úteis e se aplicam em casos onde existe, por exemplo, a necessidade de processamento contínuo. Dessa forma, podem ser utilizadas tanto para exibir uma lista de dados, quanto para fazer um cálculo sobre a lista. Mas para isso é necessário que seja satisfeita a condição de continuação.

Portanto, até que a condição de continuação se torne falsa, uma ação ou um bloco de ações serão executados. E o fará repetidamente. Assim, no laço de repetição que usaremos hoje, o “for”, em Portugol “para”, a instrução de repetição ou bloco de instruções será executado zero ou mais vezes.

Então, para ilustrar a exemplificação acima, vamos recordar rapidamente a sintaxe bem como a estrutura do laço de repetição for (para).

A saber, um fundamento importante da linguagem de programação que você precisa conhecer, o marco inicial. O marco inicial nada mais é do que a primeira posição de uma lista. Em programação, a primeira posição de uma lista é sempre “zero” e não o “um” como estamos habituados.

E se este é o seu primeiro contanto com a programação, se é o seu primeiro contato escrevendo códigos. Então, parabéns, você começou do jeito certo, o Portugol é o melhor caminho para fundamentar conceitos e estruturas de algoritmos.

Neste momento, mais do que experienciarmos a ferramenta Visualg, mais do que treinarmos os pseudocódigos. Neste momento, o que importa pra nós da JDev Treinamento é entregar a você sólidos conhecimentos em lógica de programação. Vamos implementar um algoritmo que embora simples, nos permitirá avançar com consistência.

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO FOR

Considere para a implementação de um algoritmo usando a estrutura de repetição for, o seguinte exercício proposto, imprima no console dez números inteiros, positivos.

Bem simples, não é? Mas é o suficiente para continuarmos a aperfeiçoar a lógica de programação e laços de repetição, vamos a implementação.

Primeiro declaramos uma variável do tipo inteiro “numero”, é a ela que os valores serão atribuídos e posteriormente impressos no console. Após declararmos a variável é hora de montarmos a estrutura do “para”.

Mas isso parece diferente da estrutura apresentada acima, onde estão a inicialização, a condição de continuação do Loop, o incremento? É verdade, o Portugol tem uma sintaxe própria. Lembra que já falamos sobre isso bem aqui, em “PORTUGOL: INTRODUÇÃO AO PSEUDOCÓDIGO”?

Assim sendo, embora a sintaxe do Portugol apresente distinções, a lógica de implementação permanece a mesma. Aliás, acostume-se a ouvir esta frase, vez ou outra um programador vai ouvi-la ou dizê-la. “O que muda é a sintaxe, mas a lógica é a mesma”. Assim, vamos ao entendimento do pseudocódigo.

A variável é inicializada em 1 (DE 1 …). A condição de continuação do loop é (… ATE 10) que é o valor limite. Quando o programa chegar em “fimpara”, será acrescentado a um contador o valor de (incremento). Tal valor será comparado ao (valor limite), se o contador, variável de incremento for menor que 10, a ação de escrever na tela será executada.

Viu como é simples? Ou seja, muda-se a sintaxe, permanece a lógica. Treinar a sua lógica de programação bem como amadurecer sua mentalidade de programador é o nosso o objetivo primeiro aqui.

Assim, nosso algoritmo deverá imprimir no console os números de 1 a 10, vamos ver como ficou essa impressão no console?

COMANDO ESCREVAL

E se nós quisermos imprimir uma frase antes de cada número como faríamos? Obviamente, neste caso, seria visualmente mais indicado imprimir um número abaixo do outro, e o comando indicado para esta ação é o “ESCREVAL”.

O comando “ESCREVAL” imprime uma mensagem no console e salta para a linha de baixo;.Então o que você fará é substituir o “ESCREVA” por “ESCREVAL”, escreverá a mensagem entre aspas, concatenando-a com a variável “número” e imprimirá o resultado. O resultado esperado é o demonstrado na imagem abaixo:

DESAFIO

Utilizando a estrutura de repetição for, imprima no console 10 números inteiros, positivos, em ordem decrescente.

Se estivéssemos escrevendo este desafio em linguagem Java, faríamos o seguinte. Alteraríamos o valor da variável de inicialização, e também a condição de continuação do loop. E ainda, agora não mais incrementaríamos a variável contadora, mas o contrário, iríamos decrementá-la.

Quer mais uma dica? Vou te dar mais duas dicas, a primeira é para lembrar sempre: “muda-se a sintaxe, mas a lógica permanece a mesma”. E a segunda é “DOCUMENTAÇÃO”, se você quer realmente mergulhar neste universo fantástico que é a programação, habitue-se a consultar a documentação. A saída do nosso algoritmo ficaria assim:

EM POUCAS PALAVRAS

A estrutura de repetição é aplicada na programação o tempo todo. Se você tem 5 listas de produtos e cada lista contendo a sua quantidade específica de produtos, e ao final, você desejasse somar o valor de cada lista individualmente ou de todas as cincos, você poderia sim, usar uma estrutura de repetição.

Lembrando que dentro de cada laço de repetição pode conter várias instruções de seleção if, else, if…else. E para escolher qual estrutura utilizar em dado momento do seu projeto, basta lembrar que o while é mais comumente utilizado quando não se sabe a quantidade de iterações que serão necessárias.

Assim, o for, por sua vez, é mais utilizado quando se sabe a quantidade de iterações necessárias, mas é claro, não querendo confundi-lo, mas já confundindo, toda regra tem a sua exceção.

E temos ainda o do…while, se o while e o for, executarão um bloco de instrução zero ou mais vezes, o do…while, executará necessariamente uma vez, e se necessário, mais vezes.

Caros desenvolvedores, espero que tenham gostado.

Aprenda mais sobre a lógica com Java.

Lógica + JAVA
Clique aqui

 

Curso de programação para você

Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.

🙂

Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.


curso de java profissional

Full-Stack Web Java EE

Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.

Conhecer Curso


Lógica de Programação

Lógica de Programação

Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..

Conhecer Curso