Olá desenvolvedores, este não é mais um tutorial, estas nove dicas são uma conversa entre mim e você, programador que está começando agora na carreira de programação. E todas as dicas que darei a você giram entorno de uma única e importante dica que é PRATIQUE.

Tal como você deve praticar lógica de programação, os conhecimentos adquiridos em Java, pratique também a implantação de projetos. Chame os amigos para testar porque muitos problemas podem acontecer com o seu projeto em produção, e você deve estar apto a solucioná-los o mais rápido possível. Mas para isso é preciso ter praticado muito, pois esta sagacidade é fruto da experiência que se adquire praticando.

9 DICAS PARA OS INICIANTES

1. CRIE BANCOS DE DADOS: Crie bancos de dados, inúmeras vezes, para diversificados fins. Neste contexto aprenda também a ler o log de erros, é a partir dele que você descobrirá o erro e onde ele está ocorrendo.

2. IMPLANTE MUITOS PROJETOS: e então pratique a implantação de projetos, desenvolva muitos projetos e os implante em sua hospedagem, da forma que fizemos no tutorial “BANCO DE DADOS: SISTEMAS E CLIENTES”. Comece com pequenos projetos, implemente nele novas funcionalidades, corrija os bugs e atualize o sistema na hospedagem.

3. CRIE UM PORTFÓLIO: os projetos que você criar, não precisam ser perfeitos, lembre-se “feito é melhor que perfeito”. Mas deverão ser bons o suficiente para que com eles você possa construir uma página web de portfólio. Assim, além do código no GitHub você poderá exibir para os recrutadores os sistemas com todas as funcionalidades.

4. CRIE PROJETOS PARA CLIENTES: Olhe a sua volta, na sua cidade, descubra quais problemas estão esperando por uma solução e proponha uma. Seja na mercearia do vizinho, um consultório médico, na universidade, na biblioteca da sua cidade. Enfim, ainda há muito o que fazer, esteja atento e presente e comece a desenvolver soluções reais que atendam as necessidades e resolva os problemas das pessoas. Steve Jobs dizia “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Então mostre.

DICAS DE EMPREENDEDORISMO

5. ALUGUE SUA HOSPEDAGEM: Então você desenvolveu um projeto para seu cliente e vai hospedá-lo em sua hospedagem, cobre também por esta prestação de serviço. Você paga por ela. Ou mesmo para um amigo que queira hospedar o projeto dele, você pode alugar para ele. Explore as possibilidades.

6. EMPREENDA: Você agora é programador, já sabe identificar problemas e criar soluções. Faça isso com seriedade. Organiza-se e se profissionalize. Ofereça seus serviços as empresas da região, mostre para eles seu portfólio.

7. APRENDA A FATURAR COM PROGRAMAÇÃO: Existem soluções de todos os preços e você que está começando não precisa cobrar tão alto quanto as empresas já consolidadas no mercado. Mas não se iluda, a qualidade ainda precisará ser tão boa quanto. Entenda, se uma empresa cobra trinta mil por uma solução, você pode cobrar ente sete mil e quinhentos a dez mil pela mesma solução. Neste momento o que importa é a construção do seu nome no mercado. Torne-se conhecido, e seja conhecido por realizar um excelente trabalho.

8. MUDE SEU MNDSET MUDE SUA VIDA: mude a sua forma de pensar, pare de perder tempo, repito, mostre que você é profissional. Desenvolva projetos hospede-os em sua página de portfólio, expanda o seu conhecimento e veja sua vida mudar.

9. IMPLANTE TODOS OS PROJETOS: Ainda desenvolveremos mais alguns projetos no curso de formação Java Web, e claro, você pode implantá-los e atualizar seu portfólio. Aliás, você deve fazer isso. Para viver a vida que você acredita que merece, você só precisa estar disposto, então, bora trabalhar, só depende de você.

EM POUCAS PALAVRAS

Trabalhe todos os dias na direção da sua meta, na direção da realização dos seus sonhos, ainda que seja só um pouco, trabalhe, e não pare até conseguir. Eu fico por aqui, e nos vemos no próximo tutorial.